Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais

Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais, aponta pesquisa

Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais
Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais

Ministério Do Turismo - 12/09/2025 06:26:18 | Foto: GettyImages

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a empresa Nexus revelou as tendências e percepções do turismo no país.

Você já teve vontade de conhecer algum lugar diferente assistindo a um reels ou a um vídeo no TikTok? Se sim, saiba que não está sozinho: buscar informações sobre a próxima viagem nas redes sociais virou tendência entre os brasileiros. É o que revela um estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus, empresa de inteligência e pesquisa.

Segundo o levantamento, 49% dos consultados consideram plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok as fontes mais relevantes de dados na hora de planejar uma viagem pelo Brasil. A pesquisa também mostra que a tradicional indicação de amigos e familiares mantém força total, sendo o principal recurso para 45% dos entrevistados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que o estudo confirma a importância da presença digital no setor. “As redes sociais desempenham um papel fundamental na tomada de decisões dos viajantes. Já prevíamos essa tendência e acreditamos que essas ferramentas são muito importantes para democratizar o acesso a informações e inspirar mais brasileiros a conhecerem as maravilhas do nosso país. O Ministério do Turismo está cada vez mais presente nessas plataformas, dialogando diretamente com o viajante e mostrando a imensa diversidade de destinos que o Brasil oferece", diz Sabino.

O perfil predominante do viajante que mais utiliza redes sociais para inspirar novas viagens é de jovens (63% têm de 16 a 24 anos de idade), do sexo feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do “boca a boca”, os consultados revelaram que também buscam informações em sites e blogs especializados na área de turismo (21%), bem como agências de viagens/operadoras turísticas (20%).

DESTINOS FAVORITOS – Conforme a mesma pesquisa, quando o assunto é o destino dos sonhos, as belezas naturais da região Nordeste do Brasil estão no topo da lista. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) lideram o ranking de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Na sequência, aparecem destinos a exemplo de Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), mostrando a força da diversidade dos atrativos nacionais. Em relação às experiências de viagem, o turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros, seguido pelo turismo religioso/espiritual (18%) e por cultural/histórico (14%).

SOBRE A PESQUISA – O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2.503 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Acesse AQUI a pesquisa.

Comentários para "Viajantes preferem buscar informações sobre seus próximos destinos nas redes sociais":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório