1º registro artístico de um beijo pode ser pintura rupestre achada no Piauí

O desenho está localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara.

1º registro artístico de um beijo pode ser pintura rupestre achada no Piauí
1º registro artístico de um beijo pode ser pintura rupestre achada no Piauí

São Paulo, Sp (uol/folhapress) - 28/01/2025 16:15:56 | Foto: Reprodução/blog.ambiental.tur.br)

Uma publicação na rede social do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) celebrou a possibilidade do primeiro registro artístico de um beijo ter acontecido no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

A pintura rupestre encontrada é representada por duas pessoas encostando a cabeça uma na outra. E por isso os pesquisadores acreditam ser uma das primeiras representações de um beijo na história da humanidade.

Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, o parque da Serra da Capivara conta com pinturas rupestres datadas em até 50 mil anos atrás. Há registros que vão além da caça e de rituais, como atos sexuais, beijos e abraços.

Segundo a nota publicada pelo ICMBio, as pinturas rupestres são "feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão". E elas têm "surpreendente durabilidade graças ao clima seco e às características das rochas areníticas".

Em 1991, devido ao valor histórico e cultural, o conjunto de registros rupestres foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 e tem uma área de aproximadamente 130 mil hectares.

Comentários para "1º registro artístico de um beijo pode ser pintura rupestre achada no Piauí":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório