Reunião online de funcionários da Secretaria de Agricultura da Bahia e parceiros árabes: apoio para implantar tamareiras em larga escala no estado.
Por da Redação - Agência Anba Brasil - 12/08/2025 16:05:20 | Foto: Divulgação/Seagri
Cooperação técnica entre instituições dos Emirados Árabes Unidos e da Bahia prevê capacitação de produtores, plantio e produção de tâmaras nos próximos anos.
Uma cooperação técnica com instituições dos Emirados Árabes Unidos para produzir tâmaras no semiárido do estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, deverá ser assinada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. Uma reunião online para acertar detalhes deste acordo foi realizada na segunda-feira (11).
Um acordo inicial foi estabelecido entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a Fundação Zayed e uma das maiores produtoras mundiais de tâmaras, a Al Foah, durante uma visita do político aos Emirados Árabes Unidos, em 2023. A partir de então, os Emirados enviaram ao Brasil 110 mudas de 12 variedades de tamareiras (Phoenix dactylifera) ao Brasil.
As plantas ficaram em quarentena por 10 meses nos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa ) no Distrito Federal. A quarentena é necessária para novas espécies para que se identifiquem fungos, vírus, bactérias e pragas que a planta, que não integra a flora nacional, pode trazer à vegetação do País. Só depois que as análises são feitas a muda é liberada.
Por DA REDAÇÃO - Agência ANBA Brasil
Comentários para "Acordo para produzir tâmaras previsto para a COP30":