A votação ocorreu após repetidos protestos de agricultores e pecuaristasem vários países da União Europeia
Agência Sputnik Brasil - 21/01/2026 18:20:23 | Foto: Patrick Seeger Agência Lusa - Agência Brasil
O Parlamento Europeu suspendeu nesta quarta-feira (21) a ratificação do acordo UE-Mercosul e aprovou encaminhamento do acordo ao Tribunal de Justiça da UE.
Destaca-se que a decisão de submeter o tratado, aprovado no último sábado (17), ao Tribunal de Justiça da União Europeia deve levar pelo menos dois anos.
A votação ocorreu após repetidos protestos de agricultores e pecuaristas em vários países da União Europeia. Mesmo com tensões políticas e comerciais, a Comissão Europeia defende o tratado como símbolo de independência do bloco.
No último sábado (17), o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia foi assinado em Assunção, Paraguai. Após 26 de conversas entre os blocos, o acordo prevê a criação da maior zona comercial do mundo, com quase 750 milhões de pessoas.
Contudo, o acordo entre Mercosul-UE traz um risco para o desenvolvimento industrial dos países sul-americanos. Ao favorecer a importação de produtos europeus com alto valor agregado, setores industriais, principalmente no Brasil, terão dificuldades em se consolidar e o crescimento industrial sul-americano será inibido.
Comentários para "Acordo UE-Mercosul entra em impasse no Parlamento Europeu":