Diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF foi convidado para falar na COP 24, na Polônia, sobre práticas de gerenciamento de recursos hídricos e de gestão participativa
Por: Governo Do Distrito Federal - Agência Brasília / Imagem: Arquivo Adasa - 07/12/2018 09:08:30 | Foto:
Exemplos de práticas de gerenciamento de recursos hídricos no Distrito Federal e de gestão participativa serão apresentados pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF (Adasa) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24).
Como membro ativo do Conselho Mundial da Água e coorganizador do 8º Fórum Mundial da Água , em março deste ano em Brasília, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, foi convidado para falar no encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorre na Polônia até 14 de dezembro.
A conferência discute um plano de ação para implementar o chamado Acordo de Paris, firmado em 2015, que tem como meta conter as emissões de gases de efeito estufa e manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus.
Entre as práticas, Paulo Salles destacará ações desenvolvidas pela Adasa como o monitoramento inteligente, a transparência sobre o volume útil dos reservatórios, a necessidade de interligação da rede de abastecimento e a ampliação das fontes de captação.
No período crítico de abastecimento , são exemplos das iniciativas da agência reguladora a alocação negociada, o racionamento ou rodízio e a adoção de instrumentos econômicos, como a tarifa de contingência.
Como gestão participativa dos recursos hídricos, o diretor-presidente defenderá a educação, a transparência e regulação, além do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas.
Comentários para "Adasa participa de conferência da ONU sobre mudanças climáticas":