Agapornis: Os pássaros do amor

Agapornis vem do grego e significa “Pássaros do Amor”. E não é que elas são realmente consideradas aves do amor. Isso porque, quando o macho se une a uma fêmea, eles acasalam até o fim de suas vidas. O casal fica quase sempre junto e limpam mutuamente suas penas com dedicação e afeto. Mesmo com o nome de origem grega, essas aves são originárias da África e podem ser consideradas domésticas.

Agapornis: Os pássaros do amor
Agapornis: Os pássaros do amor

Por Pet Channel/ Foto Divulgação - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

Dóceis e carinhosos esses animais não têm problema de socialização. Costumam dar muito amor a seus donos e têm um bom convívio com aves de outras espécies. São ótimos para se ter em casa, pois são ativos, alegres, adoram brincar e podem até aprender truques, como os papagaios fazem. Brinquedos e poleiros são suas maiores distrações.

Geralmente, as Agapornis têm em sua alimentação frutas, grãos, ervas, sementes e brotos de folhas. Além disso, elas se alimentam de rações especiais da espécie. Muito higiênicas, elas adoram tomar banho e não dispensam uma água. É sempre bom mantê-las com um bom suprimento de água fresca e uma “banheirinha” para se higienizarem.

Sua expectativa média de vida é de 12 anos, mas existe relatos de que algumas chegaram aos 20. Na hora da reprodução não tem mistério, a fêmea põe de quatro a sete ovos de uma vez e, são sempre nos meses quentes do ano. Para os machos, a maturidade sexual é aos oito meses de vida. Já as fêmeas, só colocam ovos a partir de um ano de idade.

É possível encontrar nove espécies de Agapornis, mas no Brasil a mais comum é a Roseicollis. Essa tem o corpo verde e uma mancha laranja no rosto, pescoço e parte do peito.

Os principais cuidados com esses pets são: uma gaiola que dê liberdade, pois se movimentam muito, limpeza das vasilhas de água, comida diariamente e a higiene dos poleiros e brinquedos quando ficarem sujos.

Recheadas de amor, essas companherinhas são pura diversão! Dá vontade de ter uma em casa…

Comentários para "Agapornis: Os pássaros do amor":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório