Entenda como reaproveitar os alimentos pode fazer parte de uma alimentação sustentável, seus benefícios para a saúde e para o meio ambiente
Redação Com Informações De Agência - 22/03/2024 16:57:16 | Foto: Cyano66 l iStock
O ato de repensar nossas escolhas alimentares e minimizar o desperdício é um convite para a transformação tanto a nível pessoal quanto global. A cada refeição, temos a oportunidade de fazer escolhas que não apenas alimentam nossos corpos, mas também nutrem um futuro mais verde.
Esse é o conceito da alimentação sustentável e do reaproveitamento dos alimentos, pois, ao repensarmos a nossa relação com a comida e priorizarmos a consciência ambiental, além de explorar novos sabores, promovemos um estilo de vida mais saudável.
Saiba o que é essa prática, sua importância e como incorporar dicas simples no dia a dia, para não apenas economizar recursos, mas também elevar a culinária a um novo patamar de criatividade e diversidade. Confira abaixo!
Alimentação sustentável: o que é e quais são seus benefícios?
A prática consiste em ingerir alimentos em quantidade e qualidade nutricional adequadas, e pouco processados. Além disso, ela precisa ser produzida no local e ter um preço justo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ela também deve oferecer baixo impacto ambiental, a fim de resguardar a biodiversidade. Isso porque, ainda de acordo com a FAO, em 2050 teremos 9 milhões de pessoas no mundo e precisaremos aumentar a produção de alimentos em 60%.
Sendo assim, a importância da alimentação sustentável se dá tanto pelo valor nutritivo dos pratos, como também para minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais relacionados a produção em larga escala, como emissão de gases que causam o efeito estufa, mau aproveitamento de terras, desperdício de água, poluição do solo, entre outros fatores.
Como adotar uma alimentação sustentável e reaproveitar alimentos
Para te ajudar a começar a se alimentar melhor, de forma sustentável e garantindo uma boa nutrição do seu corpo, separamos algumas opções que podem equilibrar a sua dieta e preservar o planeta Terra:
1. Descasque mais e desembale menos. Aumente o consumo de vegetais e frutas, dê preferência para os orgânicos e que são produzidos na estação em que você está.
2. Invista em alimentos de pequenos produtores locais ou de cooperativas, que, além de praticarem boas técnicas produtivas, também desperdiçam menos.
3. E por falar em desperdícios, evite comprar mais do que irá consumir para não jogar alimentos no lixo.
4. Opte por ecobags para não precisar comprar sacolas plásticas.
Agora que você já sabe de algumas ações importantes, aqui vão algumas alternativas para colocar tudo isso em prática no seu dia a dia, reaproveitando os alimentos:
1. Sobras de vegetais podem se transformar em deliciosas omeletes, garantindo uma refeição rica em nutrientes.
2. Bananas maduras demais para serem consumidas in natura são perfeitas para um saboroso bolo ou um smoothie.
3. Pães amanhecidos não precisam ser descartados. Transforme-os em croutons, torradas ou mesmo um pudim de pão.
4. Cascas de legumes podem ser assadas para se tornarem chips saudáveis e cheios de fibras.
5. Pratique a compostagem com resíduos orgânicos para adubar plantas e minimizar a emissão de gases do efeito estufa.
Comentários para "Alimentação sustentável: saiba como reaproveitar os alimentos":