×
ContextoExato

Alvo de buscas, Cesar Asfor Rocha avisa que vai processar ‘Palocci delinquente’

Alvo de buscas, Cesar Asfor Rocha avisa que vai processar ‘Palocci delinquente’Foto: André Dusek / Estadão

Hoje aposentado, o ex-ministro mantém escritório de advocacia em São Paulo, que não foi vasculhado.

Estadão Conteúdo - 07/11/2019 - 14:37:23

O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha afirmou que vai processar judicialmente o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma), que o delatou por suposta propina para enterrar a Operação Castelo de Areia, em 2010 . Em nota divulgada por sua Assessoria, Asfor Rocha chamou Palocci de ‘delinquente’.

“Palocci dissemina mentiras com base no que diz ter ouvido falar”, reagiu Asfor Rocha. “Por falta de consistência e provas, essa mesma ‘delação’ foi recusada pelo Ministério Público Federal.”

Nesta quinta, 7, a Polícia Federal deflagrou a Operação Apiuss, fase da Lava Jato em São Paulo, com base na delação premiada de Palocci .

Agentes federais fizeram buscas na residência de Asfor Rocha, em Fortaleza .

Hoje aposentado, o ex-ministro mantém escritório de advocacia em São Paulo, que não foi vasculhado.

Em um anexo de sua colaboração, Palocci disse que a empreiteira Camargo Corrêa teria repassado R$ 50 milhões para o governo do PT viabilizar o sepultamento da Castelo de Areia – investigação aberta em 2009, envolvendo a construtora e supostos pagamentos, em forma de ‘doações’, a políticos de diversos partidos.

Parte do dinheiro teria sido destinado ao então presidente do STJ que, naquele ano, liminarmente, suspendeu a Castelo de Areia – decisão depois confirmada no mérito pela Sexta Turma da Corte e, mais tarde, pelo Supremo Tribunal Federal.

“Pelas falsidades, agora repetidas, o ex-ministro César Asfor Rocha registrará notícia-crime na Procuradoria-Geral da República e moverá ação penal contra o delinquente, além de ações cíveis por danos causados à sua imagem e à do escritório”, destacou o ex-presidente do STJ.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA ASSESSORIA DO EX-PRESIDENTE DO STJ CÉSAR ASFOR ROCHA

“Não é verdade que o escritório César Asfor Rocha Advogados tenha sido alvo de busca e apreensão, como se divulgou. Palocci dissemina mentiras com base no que diz ter ouvido falar. Por falta de consistência e provas, essa mesma ‘delação’ foi recusada pelo Ministério Público Federal.

Pelas falsidades, agora repetidas, o ex-ministro César Asfor Rocha registrará notícia-crime na Procuradoria-Geral da República e moverá ação penal contra o delinquente, além de ações cíveis por danos causados à sua imagem e à do escritório.”

COM A PALAVRA, A DEFESA DE PALOCCI

A reportagem busca contato com a defesa do ex-ministro. O espaço está aberto para manifestações.

Comentários para "Alvo de buscas, Cesar Asfor Rocha avisa que vai processar ‘Palocci delinquente’":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório