×
ContextoExato

Amigdalite recorrente pode levar à cirurgia

Amigdalite recorrente pode levar à cirurgiaFoto: iStock

Comum na infância, a amigdalite de repetição pode ser indício de deficiência imune

Noticias Ao Minuto - 07/05/2019 - 09:34:49

O inverno se aproxima e, com ele, o temor de muitos pais: a amigdalite. Essa infecção bastante comum na infância traz febre alta, dificuldade para engolir, ínguas doloridas, dentre outros sintomas e, em geral, é causada por vírus e bactérias.

O grande problema é que algumas crianças sofrem de amigdalite recorrente, ou seja, são acometidas pelo problema de seis a mais vezes ao ano, levando, muitas vezes à necessidade de cirurgia para remoção dessas glândulas.

“Alguns estudos recentes têm mostrado que essa turminha que sofre de amigdalite recorrente tem menos células B, um tipo específico de célula de defesa do organismo, e isso é algo hereditário”, conta Dra. Maura Neves orrinolaringologista da Clinica MedPrimus.

A médica conta que a cirurgia para remoção das amígdalas, embora seja bastante eficaz, é o último recurso adotado e já são estudadas possíveis vacinas para estimular o sistema imune das crianças contra a amigdalite. “Manter-se bem hidratado, lavar as mãos com frequência, evitar locais lotados e fechados, ingerir bastante frutas e verduras e dormir bem são algumas das medidas simples que podem ser adotadas ao longo do inverno para prevenir o problema”, diz a Dra.

Diante de um quadro de amigdalite, o médico deve ser consultado quanto ao uso de antibióticos e medicamentos para alívio dos sintomas e avaliação da criança.

Comentários para "Amigdalite recorrente pode levar à cirurgia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório