×
ContextoExato
Responsive image

Aras, Lava Jato, Lula, Moro etc

Aras, Lava Jato, Lula, Moro etcFoto: Carlos Honorato

Relatório

Carlos Honorato - 03/08/2020 - 19:17:04

Exageros à parte, a nova postura do PGR Augusto Aras (no detalhe) em relação a Lavo Jato está provocando inúmeras interpretações. A primeira delas é uma espécie de pressão junto ao STF para que aconteça o mais rápido possível o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro em relação ao processo que levou para cadeia o ex-presidente Lula. E mais: retirar Moro da corrida presidencial parece ser uma das prioridades de Jair Bolsonaro. Já tem gente dizendo que se o STF condenar Moro, o ex-presidente Lula estaria limpo para até ser candidato contra Bolsonaro em 2022. Delírios à parte, ainda tem muita coisa para acontecer até a próxima eleição presidencial.

Relatório

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, está numa situação difícil depois da revelação pelo Uol de que a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJ fez um relatório sobre mais de 500 servidores identificados como integrantes de movimento antifascismo e contra Bolsonaro. Apesar de não confirmar a existência do “relatório”, disse que mandou investigar.

Estacionamento

A implantação de estacionamentos pagos rotativos na área central de Brasília deverá ser apresentado aos deputados distritais e federais nos próximos dias. O tema é polêmico e vai exigir muito empenho e competência da Secretaria de Mobilidade.

Reforma tributária

É grande a expectativa da chegada a Câmara Legislativa da reforma tributária do DF. O deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) explica que a proposta do GDF tem como base três pilares: desburocratização, segurança jurídica e equiparação de alíquotas com as unidades da federação vizinhas. O parlamentar defende que os empresários precisam ser tratados como os principais parceiros do Estado.

Aulas

O grande debate em todos os estados e no DF é sobre a volta às aulas. Existes muitas pressões de lado a lado. Só o bom senso poderá levar a questão a um bom termo. A situação tem variações. Os alunos mais velhos, principalmente os que vão fazer o Enem, têm mais necessidade de frequentar aulas. O cronograma de retomada das atividades presenciais nas escolas públicas do DF vai de 31 de agosto a 5 de outubro. O calendário letivo vai até 28 de janeiro.

CLDF

A Câmara Legislativa do DF volta a funcionar, mas manterá as sessões virtuais. Na pauta vão estar temas ligados a pandemia, alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo, moradia no Setor Comercial Sul e estacionamento pago.

Aloprados

O Fantástico, da Globo, mostrou no domingo uma reportagem com detalhes sobre a investigação do Facebook que derrubou páginas de assessores próximos à família Bolsonaro que serviam para disseminar fake news e promover ataques contra adversários. Guardadas as devidas proporções, a ação dos bolsonaristas lembra a breve galera do PT chamada de “aloprados” no governo Lula.

PO assume PSD

Sem crise e de olho nas próximas eleições – fala-se numa possível disputa de uma vaga ao Senado -, o empresário Paulo Octávio assumiu a presidência do PSD, partido comandado nos últimos anos pelo ex-deputado Rogério Rosso.

Sem preocupação

Como se estivesse em outra galáxia, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), disse a repórter Andréia Saddi que o presidente Jair Bolsonaro não está preocupado com a possível candidatura do ex-ministro Sérgio Moro ou qualquer outro candidato”.

Sem ligar

Parece que a população do Brasil resolver esquecer que existe pandemia de coronavírus. No final de semana em quase todas as capitais aconteceu uma espécie de desobediência aos protocolos do combate ao covid-19. O dado preocupante é que o resultado será o aumento de números de infectados nos próximos dias.

Comentários para "Aras, Lava Jato, Lula, Moro etc":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório