×
ContextoExato

Banco central da China prioriza finanças verdes

Banco central da China prioriza finanças verdesFoto: Portal Xinhua/Jiang Kehong

Foto aérea tirada em 18 de maio de 2020 mostra uma vista do Parque Xihu em Fuzhou, Província de Fujian, no sudeste da China.

Portal Xinhua De Noticias - 22/03/2021 - 09:12:44

As finanças verdes serão uma prioridade para o banco central chinês este ano, assim como durante o 14º período do Plano Quinquenal (2021-2025), disse o presidente do banco central do país.

Para ajudar a alcançar as metas de emissão e neutralidade de carbono da China, o banco central deve incentivar o sistema financeiro a apoiar investimentos verdes com uma abordagem baseada no mercado, disse o presidente do Banco Popular da China, Yi Gang, no Fórum de Desenvolvimento da China.

Yi também pediu para avaliar e lidar prontamente com o impacto das mudanças climáticas na estabilidade financeira e nas políticas monetárias.

Ele disse que as tarefas são "urgentes" diante das metas da China de levar suas emissões de carbono a um pico antes de 2030 e se tornar neutra em carbono antes de 2060.

No final do ano passado, os empréstimos verdes pendentes da China atingiram quase 12 trilhões de yuans (US$ 1,84 trilhão), o mais alto do mundo, segundo dados oficiais.

Yi disse que esforços serão feitos para o período 2021-2025 para melhorar o sistema de padronização de financiamento verde. Haverá também relatórios e divulgação de informações aprimorados, e as instituições financeiras serão encorajadas a combater os desafios climáticos e a fortalecer a cooperação internacional.

Yi disse que a política monetária da China tem estado em uma faixa normal e tem espaço para fornecer liquidez e manter as taxas de juros em um nível razoável.

A política monetária deve se concentrar em apoiar setores-chave e elos fracos, encontrar um equilíbrio entre facilitar o crescimento econômico e evitar riscos, e ajudar a construir um ambiente favorável para aprofundar a abertura financeira, acrescentou ele.

Comentários para "Banco central da China prioriza finanças verdes":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório