Banco Mundial apoiará municípios do Sul brasileiro na construção de resiliência climática

Projeto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul possibilitará que cidades da região tenham acesso a financiamento para se adaptar às mudanças do clima.

Banco Mundial apoiará municípios do Sul brasileiro na construção de resiliência climática
Banco Mundial apoiará municípios do Sul brasileiro na construção de resiliência climática

Agência Onu News De Noticias - 05/04/2023 07:20:27 | Foto: Cristiano Estrela/Secom Governo de Santa Catarina/Divulgação

aqui..

Um projeto do Banco Mundial dará aos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul acesso a financiamento para resiliência climática. Ou seja, para preparar a infraestrutura e os serviços dessas cidades para os impactos dos eventos extremos climáticos, como enchentes e deslizamentos de terra.

O apoio será dado por meio de dois empréstimos, totalizando 89,6 milhões de euros, ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Brde.

Eventos climáticos extremos

O projeto Sul Resiliente busca diminuir as perdas humanas e econômicas causadas por desastres nessa região do Brasil, especialmente para os mais pobres. Além disso, reduzirá o impacto fiscal dos eventos climáticos extremos nos orçamentos municipais.

Ciclone tropical Yakecan causou enchentes em Santa Catarina.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados brasileiros mais afetados por desastres naturais, com 10.815 eventos registrados entre 1991 e 2021. Atualmente, cerca de 859 mil pessoas vivem em 3.845 áreas mapeadas com risco de desastre, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil.

A maioria tem renda per capita mensal média abaixo do salário mínimo, variando entre 42,2% em Santa Catarina, 57,7% no Rio Grande do Sul, e 69,3% no Paraná.

Para o especialista Jack Campbell, gerente do projeto no Banco Mundial, a parceria com uma instituição de desenvolvimento regional permite oferecer mais oportunidades para os pequenos e médios municípios.

Planejamento urbano e infraestrutura

“A parceria com o Brde vai fazer com que o nosso financiamento e a assistência técnica cheguem a mais municípios, inclusive os pequenos e médios. Assim, eles poderão melhorar o planejamento urbano e a infraestrutura, promovendo uma redução do risco de desastres.”

O Brasil ainda é visto como um país livre de desastres naturais. No entanto, diversos fatores contribuíram para aumentar a exposição e a vulnerabilidade da população a eventos climáticos extremos, especialmente na região sul.

Entre as questões estão a rápida urbanização ocorrida nas últimas décadas, a falta de planejamento adequado e a prestação insuficiente de serviços públicos.

Apresentação: Mariana Ceratti, do Banco Mundial Brasil

Comentários para "Banco Mundial apoiará municípios do Sul brasileiro na construção de resiliência climática":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório