Com a medida, a validade dos vistos de turismos e negócios passará a ser estendida de cinco para dez anos
Agência Sputnik Brasil - 18/01/2026 16:06:16 | Foto: © Foto / Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Brasil e a Índia formalizaram um novo acordo de reciprocidade, que amplia a validade dos vistos de visita para cidadãos de ambos os países para dez anos.A decisão foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.
Os vistos permitirão múltiplas entradas e permanecerão sujeitos às regras migratórias vigentes em cada país, como limites de permanência e exigência de passaporte válido. A medida entrará em vigor 30 dias depois do recebimento da nota de resposta brasileira.
Brasil venderá 6 milhões de barris de petróleo à Índia em um ano, segundo Alckmin
A Índia aprovou a emissão de vistos de negócios, com estadia contínua de até 180 dias, e de turismo, com permanência de até 90 dias, ambos com validade de dez anos para portadores de passaporte brasileiro, desde que o Brasil adote medida equivalente para cidadãos indianos.
Atualmente, o Brasil deseja aprofundar os negócios com a Índia, seja de maneira bilateral, seja por meio Mercosul. Atualmente, o tratado entre os países da América do Sul e Nova Deli cobre apenas 450 categorias de produtos com reduções tarifárias de até 20%.
Brasil e Índia mantêm, desde 2006, parceria estratégica e cooperação em fóruns como BRICS , G20 e IBAS (fórum de diálogo e cooperação trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul).
Comentários para "Brasil e Índia fecham acordo e ampliam a validade de vistos entre os países":