A área colhida é estimada em 83,2 milhões de hectares, um aumento de 1,6 milhão de hectares em relação ao ano anterior, impulsionado pela expansão das principais culturas
Agência Xinhua Brasil - 16/07/2026 17:18:13 | Foto: Rio de Janeiro, 14 jul Agência Xinhua Brasil
O Brasil espera produzir 347,4 milhões de toneladas de grãos, leguminosas e oleaginosas na safra de 2026, segundo estimativa de junho divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse volume representa um aumento de 0,4% em relação à previsão de maio e de 1,3% em comparação com a safra de 2025, reforçando as expectativas de um novo recorde para a produção agrícola do país.
A área colhida é estimada em 83,2 milhões de hectares, um aumento de 1,6 milhão de hectares em relação ao ano anterior, impulsionado pela expansão das principais culturas.
A soja continuará sendo o principal produto agrícola do Brasil, com produção projetada em 167,6 milhões de toneladas, seguida pelo milho, cuja colheita é estimada em 132,6 milhões de toneladas. Ambas as culturas representam a maior parte da produção nacional de grãos.
O IBGE também revisou para cima suas previsões para outros produtos, incluindo café, algodão, arroz e sorgo, enquanto algumas culturas apresentaram pequenos ajustes para baixo devido às condições climáticas observadas em diferentes regiões do país.
O Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária, publicado mensalmente pelo IBGE, é um dos principais indicadores da evolução do setor agropecuário brasileiro e serve como referência para produtores, mercados e autoridades no planejamento das atividades agrícolas.
Comentários para "Brasil prevê produzir safra recorde de 347,4 milhões de toneladas de grãos em 2026":