Brasil se saiu pior do que resto do mundo na crise, segundo OCDE

Bolsonaro em evento da igreja Assembleia de Deus, em Brasília

Brasil se saiu pior do que resto do mundo na crise, segundo OCDE
Brasil se saiu pior do que resto do mundo na crise, segundo OCDE

Diogo Schelp - Portal Uol - 19/09/2020 19:16:29 | Foto: Carolina Antunes/PR

Sem apresentar dados para comprovar o que diz, como sempre, o presidente Jair Bolsonaro gabou-se neste sábado (19), diante de uma plateia de evangélicos, que, "na parte econômica, o Brasil foi o que melhor se saiu" durante a pandemia do novo coronavírus. Não podia estar mais longe de falar a verdade.

Segundo o mais recente relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o "clube dos países ricos" do qual o governo Bolsonaro tanto almeja fazer parte, o Brasil na verdade se saiu pior do que o resto mundo do ponto de vista da economia este ano.

Relacionadas

Bolsonaro se rende ao papel da imprensa ao desautorizar equipe econômica

Nem na ditadura a Funarte foi presidida por militar

Agricultores venderam arroz abaixo do preço de custo por anos

Com o título "Coronavirus: Living with Uncertainty" ("Coronavírus: Vivendo com a Incerteza"), o relatório da OCDE divulgado na última quarta-feira (16) estima que o Brasil vai fechar 2020 com uma redução de 6,5% no PIB, enquanto o mundo, na média, enfrentará uma queda de 4,5%.

Em uma comparação com outros 18 países, o Brasil é a mediana da amostra, ou seja, situa-se exatamente no meio do ranking da estimativa da variação do PIB em 2020 — com um desempenho melhor do que nações como Argentina e México, mas pior do que Estados Unidos e Turquia, por exemplo.

Gráfico OCDE - Fonte: OECD Economic Outlook, Interim Report September 2020 - Fonte: OECD Economic Outlook, Interim Report September 2020

Imagem: Fonte: OECD Economic Outlook, Interim Report September 2020

O único país da amostra que registrará crescimento em 2020, ainda que modesto, é a China, o local de origem da pandemia. O pior desempenho é o da África do Sul.

Na comparação com a média dos países do G20, o Brasil também perde: a estimativa para o grupo que reúne as oito maiores economias do mundo, a União Europeia e onze nações emergentes é de queda de 4,1% no PIB (diante da variação negativa de 6,5% prevista para o Brasil).

Os números, portanto, desmentem o presidente Bolsonaro. O Brasil não foi o país que melhor se saiu no enfrentamento à crise econômica provocada pela pandemia

Comentários para "Brasil se saiu pior do que resto do mundo na crise, segundo OCDE":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório