Caio Bonfim quebra recorde sul-americano na abertura do Troféu Brasil

Maior campeonato de clubes da América Latina está sendo realizado na pista de excelência do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, desta quinta (31) e até domingo (3)

Caio Bonfim quebra recorde sul-americano na abertura do Troféu Brasil
Caio Bonfim quebra recorde sul-americano na abertura do Troféu Brasil

Agência Gov | Via Mesp - 01/08/2025 07:09:31 | Foto: Gustavo Alves/CBAt

O Troféu Brasil de Atletismo 2025 começou com uma quebra de recorde sul-americano. Na manhã desta quinta-feira (31), as provas de 20000m da marcha atlética abriram a 44ª edição do evento. O medalhista olímpico Caio Bonfim venceu no masculino com uma nova marca da prova. Já no feminino, a campeã foi Viviane Lyra. A competição segue até domingo (3), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.

Prata nos Jogos Olímpicos Paris 2024, Caio é beneficiado pelo Bolsa Atleta na categoria mais alta do programa, a Pódio, e Viviane é bolsista na Olímpico. O atletismo é a modalidade esportiva com o maior número de beneficiários do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

A maior competição de clubes de atletismo da América Latina tem atletas na disputa por índices e pontos no ranking mundial para o Campeonato Mundial de Atletismo, em Tóquio, de 13 a 21 de setembro. O evento possui 854 atletas inscritos, que representam 148 clubes brasileiros. A entrada é gratuita.

Também atleta Pódio, Luiz Maurício, do lançamento de dardo, é um dos principais destaques do atletismo brasileiro e do Troféu Brasil. Finalista em Paris 2024, ele é o atual recordista sul-americano, e já melhorou sua marca duas vezes em 2025.

No salto com vara, Juliana Campos vem aprimorando suas conquistas durante a preparação para o Mundial de Atletismo. Aos 28 anos, ela se tornou a primeira brasileira após Fabiana Murer a saltar 4,68m. Em 2025, Juliana superou o próprio recorde cinco vezes, chegando a saltar 4,76m durante meeting na Itália, garantindo o índice mundial. Ela é bolsista na categoria Olímpico.

Esse é o segundo ano consecutivo em que a parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) trazem o Troféu Brasil para São Paulo, com provas paralímpicas no programa.

A parceria CBAt/CPB começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar o Desafio CBAt/CPB, sob a hashtag #somosatletismo. A competição tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros, com e sem deficiência. Em 2025, foram realizadas oito etapas, em vários Estados do país, incluindo São Paulo.

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em 2016, é uma instalação esportiva de excelência. Administrado pelo CPB, foi concebido para ser a casa do esporte paralímpico nacional e impulsionar o paradesporto: no espaço, treinam e competem campeões mundiais e paralímpicos de 20 modalidades esportivas. O CTPB tem instalações esportivas indoor e outdoor, alojamento, refeitório, lavanderia e toda a área administrativa, com salas, auditórios e espaços de apoio.

A pista de atletismo é nível 1 da World Athletics e é citada no Guiness Book pelo recorde mundial do velocista paraibano Petrúcio Ferreira nos 100 m T47 (amputados de braço), com 10.29, registro de maio de 2022. Além disso, conta com pista de aquecimento e arquibancada coberta, o que proporciona maior conforto para o público que poderá acompanhar o Troféu Brasil – a entrada é gratuita.

Comentários para "Caio Bonfim quebra recorde sul-americano na abertura do Troféu Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório