Campanha contra racismo no futebol será lançada neste domingo (4), no Mané Garrincha

Ação conjunta da Sejus-DF e da CBF marca o início de uma política nacional de combate à discriminação racial nos estádios

Campanha contra racismo no futebol será lançada neste domingo (4), no Mané Garrincha
Campanha contra racismo no futebol será lançada neste domingo (4), no Mané Garrincha

Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo - 04/05/2025 08:38:17 | Foto: José Martins/Sejus-DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dará início neste domingo (4) à campanha Cartão Vermelho para o Racismo, uma ação inédita de enfrentamento ao racismo no futebol brasileiro. O lançamento oficial ocorrerá minutos antes da partida entre Vasco e Palmeiras, válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nacional Mané Garrincha – Arena BRB, em Brasília.

Com o lema “Não é só falta grave, é cartão vermelho para o racismo”, a iniciativa será apresentada ao público com um gesto coletivo: jogadores das duas equipes entrarão em campo com uma faixa da campanha, enquanto torcedores, atletas e autoridades levantarão simultaneamente cartões vermelhos em repúdio à discriminação racial. Os cartões serão distribuídos na entrada do estádio.

A campanha marca o início da construção de um modelo nacional de combate ao racismo nos estádios, com base na recém-sancionada Lei Vinícius Júnior, que estabelece diretrizes pioneiras para a prevenção e o enfrentamento ao racismo no ambiente esportivo. A Sejus-DF é responsável pela regulamentação da lei, e a CBF apoia a expansão do modelo para outros estados.

Lançamento da campanha Cartão Vermelho para o Racismo

Data: Domingo (4)
Horário: A partir das 15h45, antes do início de Vasco x Palmeiras
Local: Estádio Nacional Mané Garrincha – Arena BRB
Público estimado: 50 mil pessoas

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Comentários para "Campanha contra racismo no futebol será lançada neste domingo (4), no Mané Garrincha":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório