Casal de saguis-de-serra-escuro, batizados de João Paulo e Ana Maria, já pode ser visitado no Zoológico de Brasília

Ameaçados de extinção, animais estão sob os cuidados diários da equipe da instituição

Casal de saguis-de-serra-escuro, batizados de João Paulo e Ana Maria, já pode ser visitado no Zoológico de Brasília
Casal de saguis-de-serra-escuro, batizados de João Paulo e Ana Maria, já pode ser visitado no Zoológico de Brasília

Por  Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares  - 18/12/2025 17:41:17 | Foto: Depois de receber todos os cuidados, o casal João Paulo e Ana Maria já pode ser visitado no Zoológico de Brasília | Foto: Divulgação/Zoológico

O Zoológico de Brasília recebeu, em setembro, um casal de saguis-de-serra-escuro ( Callithrix aurita ), espécie considerada uma das mais raras e ameaçadas de extinção do Brasil. Após passarem pelo período de quarentena e adaptação, os animais, batizados de João Paulo e Ana Maria, agora estão disponíveis para visitação no micário do Zoológico de Brasília.

Encontrados em São Paulo (SP), antes da transferência para Brasília, os animais permaneceram no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde realizaram exames físicos, laboratoriais e de imagem, além de terem recebido reforço alimentar. Após os primeiros cuidados, os saguis foram encaminhados ao Zoológico de Brasília e submetidos a uma etapa essencial de acompanhamento veterinário, com foco na saúde, no bem-estar e na adaptação ao novo ambiente.

A chegada dos animais ao Zoológico de Brasília e os cuidados oferecidos pelas equipes envolvidas representam grande relevância para a conservação da fauna brasileira. O sagui-de-serra-escuro sofre forte pressão devido à destruição de seu habitat natural e à competição com espécies invasoras, fatores que colocam sua sobrevivência em risco.

“As equipes do Zoológico de Brasília atuam diretamente na conservação das espécies e prestam um serviço essencial à comunidade e à população do Distrito Federal, ao oferecerem um espaço público de aprendizado, sensibilização e voltado para a educação ambiental”, explica o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.

A integração do casal ao programa de conservação da instituição reforça a importância do Zoológico de Brasília como espaço de cuidado, pesquisa, educação ambiental e reprodução de espécies ameaçadas. Além de garantir bem-estar e manejo especializado, a instituição trabalha na sensibilização do público sobre a importância da proteção da biodiversidade.

*Com informações do Zoológico de Brasília

LEIA TAMBÉM

Alterada a normativa sobre espécies exóticas invasoras do DF

Programação gratuita agita o fim de semana que antecede o Natal no Distrito Federal

Zoológico de Brasília abre chamamento público para

Comentários para "Casal de saguis-de-serra-escuro, batizados de João Paulo e Ana Maria, já pode ser visitado no Zoológico de Brasília":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório