Chanceler chinês pede que países do BRICS se tornem força confiável na salvaguarda dos interesses dos países em desenvolvimento

Outras partes presentes na reunião concordaram que os países do BRICS devem construir consenso e fazer esforços conjuntos para se opor a todas as formas de intimidação, intervencionismo e abuso de tarifas

Chanceler chinês pede que países do BRICS se tornem força confiável na salvaguarda dos interesses dos países em desenvolvimento
Chanceler chinês pede que países do BRICS se tornem força confiável na salvaguarda dos interesses dos países em desenvolvimento

Agência Xinhua - 06/05/2025 07:59:06 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Brasília, 30 abr (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu na quarta-feira aos países do BRICS que fortaleçam a unidade e a cooperação para atuar como a força mais confiável na salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCCh, fez as declarações na 15ª Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes de Segurança Nacional do BRICS na capital brasileira, Brasília.

Wang disse que, sob as novas circunstâncias globais, mais e mais países estão dispostos a ouvir a voz do BRICS e esperam entrar na porta do BRICS.

Ele observou que uma abordagem transacional na política internacional e a armamentização do comércio global só agravarão a crise de confiança entre os países e colocarão em risco a segurança global. A concessão não leva a lugar nenhum e a unidade é onde está a esperança, acrescentou Wang.

Wang pediu aos países do BRICS que trabalhem para defender o direito ao desenvolvimento, assumir a liderança em unidade e cooperação e salvaguardar o multilateralismo, observando que eles devem se destacar inequivocamente contra uma potência extravagante e salvaguardar o direito e o espaço para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento.

Outras partes presentes na reunião concordaram que os países do BRICS devem construir consenso e fazer esforços conjuntos para se opor a todas as formas de intimidação, intervencionismo e abuso de tarifas, aderir ao multilateralismo, defender os interesses comuns do Sul Global e trabalhar juntos para construir um mundo multipolar de paz, segurança, equidade e justiça.

Comentários para "Chanceler chinês pede que países do BRICS se tornem força confiável na salvaguarda dos interesses dos países em desenvolvimento":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório