Chegadas de turistas batem novo recorde, com 1,52 bilhão de visitas internacionais em 2025

OMT confirma crescimento significativo na Ásia e na África; Brasil alavancou visitas à América do Sul com performance no melhor ano histórico; mais de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros chegaram a terras brasileiras

Chegadas de turistas batem novo recorde, com 1,52 bilhão de visitas internacionais em 2025
Chegadas de turistas batem novo recorde, com 1,52 bilhão de visitas internacionais em 2025

Agência Onu News - 31/01/2026 20:55:56 | Foto: ONU News/Elizabeth Scaffidi

O turismo global atingiu um novo recorde em 2025, com 1,52 bilhão de visitantes internacionais em todo o mundo. A Organização Mundial do Turismo, OMT, atribui a melhoria ao crescimento significativo de 6% na Ásia e 8% na África.

De acordo com o Barômetro Mundial do Turismo, entre os fatores que ditaram o desempenho estão o desejo contínuo de viajar, a melhor conectividade aérea e a facilitação de vistos.

Américas apresentam crescimento lento
Em termos sub-regionais, o norte da África destaca-se com um avanço de 11%. Na Europa, as visitas tiveram alta de 4%. As Américas apresentaram um crescimento mais lento com 1% impactado pelo desempenho mais fraco dos Estados Unidos.

O barômetro realça, o entanto, o papel do Brasil pelo desempenho no melhor ano histórico com mais de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros, impulsionando o turismo na América do Sul.

No Oriente Médio, a performance superou os níveis de 2019. Já as chegadas internacionais na Ásia e no Pacífico cresceram 6%, atingindo 331 milhões de turistas em 2025, no que representa cerca de 91% dos níveis pré-pandemia.

Novo recorde pós-Covid
Pelo lançamento da análise, em Madri, a secretária-geral da OMT, Sheikha Al Nowais, afirmou que a demanda por viagens permaneceu forte ao longo do ano passado.

Mesmo com os altos índices de inflação, que afetam os serviços turísticos, e as tensões geopolíticas, a expectativa é que a tendência positiva continue neste ano.

As previsões da OMT revelam que as chegadas de turistas internacionais em 2025 foram 4% superiores aos 1,4 bilhão do ano anterior. O desempenho marca o nível mais alto desde o início da pandemia de Covid-19 e estabelece um novo recorde.

Destino turístico mais popular
Na performance africana, que contabilizou 81 milhões de turistas, o destaque vai para Marrocos e Tunísia, que tiveram os números mais altos de visitantes.

De acordo com a agência da ONU, a Europa continuou sendo o destino turístico mais popular do mundo.

O continente europeu somou 793 milhões de chegadas internacionais em 2025, um aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 6% em comparação com 2019, antes das interrupções das viagens causadas pela pandemia.

Comentários para "Chegadas de turistas batem novo recorde, com 1,52 bilhão de visitas internacionais em 2025":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório