Difícil conseguir um agendamento no Consulado Italiano? Descubra como solicitar a cidadania italiana através dos tribunais e acelerar seu processo de cidadania.
Por Silvia Resende - 02/10/2025 09:53:31 | Foto: Divulgação
Quem deseja dar entrada no pedido de cidadania italiana por descendência, muitas vezes se depara com o desafio de conseguir um agendamento no Consulado Italiano. Por vezes, o tempo de espera por um horário pode ser superior a dois anos. E pior, nesse momento, por conta da atualizações ocorridas em 2025, apenas filhos e netos (cobertos pela lei vigente) podem fazer o pedido via Consulado.
Existe, entretanto, uma opção alternativa que pode ser adequada para essa situação: a opção dos Tribunais Italianos. Em outras palavras, a cidadania italiana via judicial. Ela é orientada para quem não deseja esperar e também para quem deseja contestar a lei, seja para casos de nacionalidade pela via materna, seja para fazer o pedido com base nas leis anteriores, fundamentado na inconstitucionalidade das normas de 2025.
Saiba aqui como funciona essa via alternativa, quanto custa, quando ela é a melhor opção, quais as suas principais vantagens, etapas do processo e quanto tempo demora a cidadania italiana por via judicial.
Veja também o nosso Guia Completo da Cidadania Italiana !
A opção dos Tribunais Italianos, ou cidadania italiana judicial, é uma via alternativa à Via Administrativa (Consulados). A lei italiana estabelece prazos para que os Consulados analisem pedidos de cidadania.
Se o Consulado não se manifesta dentro do prazo (silêncio administrativo), ou nega injustamente a cidadania, o interessado pode recorrer à Justiça italiana.
Saiba como obter seu passaporte italiano .
Se você é descendente de ancestrais do sexo feminino ou acha extremamente desafiador agendar um encontro no Consulado, esta opção pode ser uma solução viável para o seu caso. Ela oferece um processo mais simplificado, podendo reduzir significativamente o tempo de espera.
No momento também vem sendo usada por descendentes que contestam as mudanças na Lei da Nacionalidade Italiana e se aventuram a pedir a nacionalidade com base nas normas antigas, buscando na justiça, uma interpretação alternativa à dos Consulados.
Aplicar através dos Tribunais Italianos envolve a apresentação de uma ação judicial na Itália para contestar o atraso e solicitar uma decisão judicial. Logo na petição inicial contestamos a lei vigente (segundo mudanças na Lei , de 2025), pois na nossa visão ela é retroativa e inconstitucional.
Para ser elegível, é necessário fornecer evidências de que não é possível obter um agendamento em um prazo razoável no Consulado Italiano que tem jurisdição sobre o seu local de residência. Membros da família podem aplicar simultaneamente se enfrentarem desafios semelhantes de agendamento.
Quer viver na Europa?
Concretizar seu objectivo de morar na europa ou ter cidadania europeia, pode ser mais simples do que você pensa. Oferecemos suporte personalizado para tornar o processo de imigração mais acessível e descomplicado.
Os custos variam de 4 mil a 10 mil euros por pessoa. Não existe uma tabela única, já que cada processo é diferente. Fatores como o número de requerentes, a linha de transmissão até o antenato italiano e a quantidade de certidões necessárias influenciam diretamente no custo final.
Comentários para "Cidadania italiana por via judicial: Como funciona":