Cidades históricas e costeiras precisam se reinventar diante da crise climática, diz especialista no Salão do Turismo

Palestra destacou os impactos das mudanças climáticas sobre destinos turísticos e abordou benefícios de um modelo de desenvolvimento baseado em resiliência, cultura e ancestralidade

Cidades históricas e costeiras precisam se reinventar diante da crise climática, diz especialista no Salão do Turismo
Cidades históricas e costeiras precisam se reinventar diante da crise climática, diz especialista no Salão do Turismo

Ministério Do Turismo - 09/05/2026 18:26:13 | Foto: Freepik

As mudanças do clima e os desafios do futuro do turismo pautaram uma palestra realizada nesta sexta-feira (8) durante o Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), que discutiu como cidades brasileiras vêm se preparando para a sustentabilidade e a resiliência climática.

Com o tema “A Salvador ancestral e do futuro: desafios do turismo sustentável”, a apresentação reuniu convidados a exemplo do subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador (BA), Walter Pinto Júnior, que relatou experiências da capital baiana voltadas à preservação ambiental, à valorização cultural e ao desenvolvimento sustentável.

Na sua exposição, o gestor alertou quanto aos impactos diretos das mudanças do clima sobre cidades costeiras e patrimônios históricos. Entre os principais riscos apontados estão o aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar e os danos a ativos turísticos ligados ao turismo histórico-cultural e religioso.

Walter Pinto Júnior também destacou ações voltadas à economia verde-azul (que conserva ecossistemas terrestres e marinhos/costeiros), à proteção de comunidades quilombolas e terreiros, além de projetos ligados à resiliência urbana e à redução das emissões de carbono.

“O turismo sustentável e regenerativo é a locomotiva que pode acelerar essa transição”, afirmou o subsecretário, ao defender um modelo de turismo mais preparado para os desafios climáticos das próximas décadas.

Preparação do Brasil

Em março de 2026, o Ministério do Turismo instituiu o Programa de Adaptação Climática para o Turismo, uma iniciativa estruturante prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A iniciativa proporciona, pela primeira vez, um guia oficial com metas, ações e instrumentos de monitoramento para tornar o turismo brasileiro mais resiliente, competitivo e preparado.

O programa estabelece 24 objetivos a serem cumpridos até 2027, em alinhamento com o Plano Clima, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, estruturadas em eixos que abrangem desde o financiamento de iniciativas sustentáveis até a qualificação de profissionais e o fortalecimento da gestão de riscos nos destinos turísticos.

Comentários para "Cidades históricas e costeiras precisam se reinventar diante da crise climática, diz especialista no Salão do Turismo":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório