×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 29 de janeiro de 2022

Comércio eletrônico ao vivo traz mais oportunidades aos produtos brasileiros na China

Comércio eletrônico ao vivo traz mais oportunidades aos produtos brasileiros na ChinaFoto:

Gilberto Fonseca Guimarães de Moura (à direita), cônsul-geral do Brasil em Shanghai, apresenta os produtos brasileiros com a equipe na sala de transmissão ao vivo em 10 de janeiro de 2022.

Por Zhou Yongsui E Zhu Yilin - Agência Xinhua De Noticias - 13/01/2022 - 11:31:44

"Corte algumas frutas, despeje o leite, misture com aveia natural e pó de açaí do Brasil, e sirva com uma xícara de café. Pronto, é um café da manhã nutritivo e delicioso na minha terra natal", apresentou Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, cônsul-geral do Brasil em Shanghai, em uma atividade especial da transmissão ao vivo da Tmall Global, plataforma de comércio eletrônico do Alibaba Group, a fim de promover os produtos brasileiros aos consumidores chineses.

Praias douradas, florestas tropicais exuberantes, samba apaixonado, futebol enérgico, a transmissão ao vivo mostrou elementos brasileiros brilhantes. No evento especial de comércio eletrônico ao vivo realizado em 10 de janeiro, o cônsul-geral brasileiro, âncora e distribuidores de marcas brasileiras juntos trouxeram produtos como açaí, aveia, café em pó e própolis à plataforma de transmissão ao vivo. Os consumidores podiam enviar mensagens e comprar facilmente essas mercadorias brasileiras a preços preferenciais.

"Creio que o comércio eletrônico ao vivo é uma excelente modalidade de interação com o grande público, na medida em que você pode sentir desde o primeiro contato sua reação, suas expectativas, seu grau de curiosidade pelo produto oferecido. Esse contato com o consumidor final revela-se essencial. Se bem preparada a interação B2C, você pode melhor expor detalhes sobre o bem, verificar o potencial de demanda, descobrir à primeira hora a reação dos compradores, e avaliar, finalmente, as possibilidades de sua boa inserção no mercado local", disse o diplomata.

A King's Gel, marca de açaí que participou desse evento, também apareceu na 4ª Feira Internacional de Importação da China, realizada em novembro do ano passado em Shanghai. "O açaí explodiu em vendas na Europa e nos Estados Unidos nos últimos anos e é procurado por muitas celebridades, supermodelos e blogueiros de moda, mas os consumidores chineses geralmente não conhecem esse produto. Queríamos encurtar a cadeia desde a introdução até as vendas através de transmissão ao vivo, para promover esse alimento tão saudável da Amazônia aos chineses", disse Cai Dafeng, gerente-geral da King's Gel China.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia do Brasil, a China continuará sendo o maior parceiro comercial do Brasil em 2021, com um volume total de comércio bilateral de US$ 138,1 bilhões, um aumento anual de 30,9%. Desse montante, as exportações do Brasil para a China foram de US$ 89,75 bilhões, um aumento de 28% em relação ao ano anterior e as importações foram de US$ 48,34 bilhões, um aumento de 36,7%.

Zhou Zhiwei, diretor executivo do Centro de Estudos Brasileiros do Instituto da América Latina da Academia Chinesa de Ciências Sociais, apontou que, apesar da epidemia global, o comércio China-Brasil ainda apresenta tendência de crescimento.

Segundo ele, a agricultura e a pecuária são áreas brilhantes de cooperação econômica e comercial entre os dois países. "A procura do investimento chinês será um foco importante da recuperação econômica do Brasil na era pós-epidemia", acrescentou Zhou.

O responsável da Tmall Global disse que para uma marca estrangeira entrar no mercado chinês no passado, o processo de incubação era complicado e demorado. Agora, com a ajuda da plataforma de e-commerce e do modo de comércio eletrônico ao vivo, para incubação de novas marcas, os processos intermediários foram bastante encurtados e simplificados, a precisão e a conveniência do lançamento da marca foram aprimoradas e o custo de tentativa e erro foi bastante reduzido.

No ano passado, na plataforma Tmall Global, as vendas de chinelos da marca brasileira Ipanema saltaram mais de 200% ano a ano, e as vendas de pó de açaí King's Gel, mais de 50%.

Estande do Brasil na 4ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês), em Shanghai, leste da China. (Xinhua/Zhu Yilin)

Comentários para "Comércio eletrônico ao vivo traz mais oportunidades aos produtos brasileiros na China":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Acessão do Brasil a membro da OCDE

Acessão do Brasil a membro da OCDE

Para explicar os principais pontos dessa questão e os seus impactos, como as regras de preço de transferência brasileiras e das mudanças para o ambiente de negócios, deixo à disposição os especialistas da área Tributário do FAS Advogados, a dra. Juliana Porchat de Assis e o dr. Eric Nagamine.

BC só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro

BC só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro

Transferências só poderão ser agendadas a partir de 7 de março

Carro usado 'envelhece' para caber no orçamento

Carro usado 'envelhece' para caber no orçamento

Essa é a maior escalada de custo do financiamento automotivo em 13 anos, alimentada pela subida da Selic, pelo maior risco de crédito em meio à crise econômica e pelo endividamento das famílias

Empresas têm direito à restituição de impostos

Empresas têm direito à restituição de impostos

O trabalho de recuperação é feito por escritórios que possuem estrutura, tecnologia e especialização para obter êxito.

Como organizar os pagamentos das obrigações fiscais no início do ano

Como organizar os pagamentos das obrigações fiscais no início do ano

É possível dividir um ano fiscal em quatro trimestres ou em 12 meses - quanto maior é a divisão mais controle a empresa possui sobre o fluxo de caixa, as variações de desempenho e outros dados financeiros relevantes.

Inflação é maior para ‘pais’ de pets, que adaptam compras

Inflação é maior para ‘pais’ de pets, que adaptam compras

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, José Edson Galvão de França, a inflação no setor teria superado os 50%

Safra 2021 foi de 253,2 milhões de toneladas, queda de 0,4% ante 2020, diz IBGE

Safra 2021 foi de 253,2 milhões de toneladas, queda de 0,4% ante 2020, diz IBGE

A área colhida em 2021 foi de 68,6 milhões de hectares, alta de 4,8%, ou 3,1 milhões de hectares a mais, na comparação com 2020.

Mais de 195 mil empresários pedem adesão ao Simples na 1ª semana de prazo

Mais de 195 mil empresários pedem adesão ao Simples na 1ª semana de prazo

O prazo de adesão ao regime começou no último dia 3 e termina em 31 de janeiro

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021

Valor da cesta básica aumenta em todas as capitais em 2021

Maior alta foi em Curitiba (16,3%) e a menor, em Brasília (5,03%)

Sem chips, venda de carros cresce 3% em 2021, abaixo do previsto

Sem chips, venda de carros cresce 3% em 2021, abaixo do previsto

Variedades

BNDES se afasta da função de único financiador de grandes obras

BNDES se afasta da função de único financiador de grandes obras

Os números marcam a consolidação do primeiro passo na mudança do papel do BNDES na infraestrutura.