×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de agosto de 2022

Cozinha chinesa ganha popularidade em Gana

Cozinha chinesa ganha popularidade em Gana

Foto: Xinhua/Xu Zheng

Aprendiz de Gana mostra pratos frios chineses em um restaurante em Acra, capital de Gana, no dia 11 de julho de 2022.

Agência Xinhua De Noticias - 17/07/2022 - 18:27:22

Para Chen Guanghong, um chef chinês baseado em Gana há 12 anos, usar a culinária chinesa para se comunicar com os clientes ganenses é sempre mais eficiente do que palavras.

"Comida fala mais alto que palavras", ele sempre brincou.

Chen trabalhava em um restaurante chinês afiliado à Gansu International Economic and Technical Cooperation Co., Ltd. da China no centro de Accra, capital de Gana.

O restaurante é um nome familiar entre os moradores locais por causa de seu autêntico sabor chinês. Poderia receber dezenas de milhares de clientes ganenses anualmente, incluindo muitos funcionários e celebridades ganenses.

Nomeando o tofu picante e o ensopado de peixe, a sopa quente e ácida, o arroz frito e muitos outros pratos como seus favoritos, Chen disse que alguns frequentadores de Gana se apaixonaram totalmente pela comida chinesa.

"Há um jovem casal ganense que é obcecado por pão chinês recheado cozido no vapor e vem ao nosso restaurante todas as quintas-feiras, e disseram que amam muito o sabor", disse Chen.

Aklie Atterh, um cliente ganense, disse à Xinhua que seus pratos chineses favoritos são muitos, do rolinho primavera aos bolinhos, e jantar com sua família virou algo frequente.

Atrás da visão fervilhante da sala de jantar, Chen e seus colegas chineses e ganenses se esforçaram muito.

Poucos chefs ganenses conheciam as habilidades culinárias chinesas antes de trabalharem no local e tiveram que ser treinados por seus mestres chineses do começo, desde cortar legumes e carne até usar temperos chineses.

Enquanto isso, Chen também transmitiu a cultura culinária tradicional chinesa aos seus aprendizes ganenses. Agora, alguns podem esculpir diferentes animais para decorar pratos frios, enquanto alguns podem escrever caracteres chineses em pratos.

"Treinamos dezenas de chefs ganenses nos últimos anos, alguns dos quais optam por ficar, enquanto alguns cozinham cozinha chinesa em bons hotéis e cruzeiros internacionais", disse Chen, acrescentando que muitos chefs adotaram o restaurante como uma escola de treinamento para culinária chinesa.

Wisdom Kwable, um chef ganense que trabalhou no restaurante por 10 anos, disse à Xinhua que adquiriu a habilidade de fazer a culinária chinesa com a ajuda de Chen e decidiu fazer disso uma carreira para toda a vida.

"Eu sou bom em fazer carne cozida picante, filé de peixe picante cozido com outras fontes e todos os tipos de arroz frito, incluindo o popular arroz frito Yangzhou", disse Kwable.

Como a procura da população local pela culinária chinesa está aumentando, cada vez mais restaurantes chineses surgiram nos últimos anos nas principais cidades de Gana, como Tema e Kumasi.

"Como um antigo provérbio chinês diz 'comida é a necessidade primordial do povo', acredito que não importa chinês ou ganense, a busca por comida deliciosa é a mesma, e a culinária chinesa nos aproximou", disse Chen.

Aprendiz de Gana aprende a preparar pratos frios chineses em um restaurante em Acra, capital de Gana, no dia 11 de julho de 2022. (Xinhua/Xu Zheng)

Chef ganense mostra pães chineses cozidos no vapor em um restaurante em Acra, capital de Gana, no dia 11 de julho de 2022. (Xinhua/Xu Zheng)

Chef chinês ensina um aprendiz ganense a preparar pratos frios chineses em um restaurante em Acra, capital de Gana, no dia 11 de julho de 2022. (Xinhua/Xu Zheng

Comentários para "Cozinha chinesa ganha popularidade em Gana":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório