×
ContextoExato

Cuidados para viagem com o seu Pet!

Cuidados para viagem com o seu Pet!Foto:

Poder viajar sem ter que deixar o cão ou gato é uma possibilidade hoje, mas devemos ter alguns cuidados para que a diversão não acabe mais cedo

Casa Da Redação - Assessoria De Imprensa - 19/11/2019 - 10:33:16

Hoje os nossos animais são companheiros até em viagens e são aceitos em hotéis, aviões, ônibus, restaurantes e locais de lazer. Poder viajar sem ter que deixar o cão ou gato é uma possibilidade hoje, mas devemos ter alguns cuidados para que a diversão não acabe mais cedo.

Segundo a veterinária Camila Maximiano, da Clínica Pompeu, escolher locais pet friendly e com estrutura para receber e acomodar bem animais é de extrema importância. Procure saber quais os limites e cuidados que o hotel ou pousada exige dos tutores de pets durante a estadia, se o animal terá que ficar confinado ou tem áreas livres para suas necessidades/brincadeiras/passeios. Se eles têm estruturas adequadas para receber animais, confortavelmente, e se disponibilizam auxílio para os tutores, caso necessário.

Estar em um local totalmente diferente pode ser bem estressante para os animais e, para minimizar esses efeitos, devemos acostumá-los com algumas situações específicas antes da viagem/hospedagem. Camila orienta que em casa, os tutores devem acostumar os pets com a caixa de transporte, com outras pessoas e mudanças de ambientes. No hotel, deixar que se acostume ao quarto, leve uma caminha ou pano que o animal goste muito pode ajudar. Levar as vasilhas de comida, água e alguns brinquedos também. "De qualquer maneira, antes de viajar, deve-se conhecer bem a personalidade do animal para planejar adaptações específicas a ele", adverte.

Para viagens de avião ou ônibus, procure saber as exigências das empresas com antecedência para não ocorrer nenhum imprevisto. "Não dê nenhuma medicação sem a indicação de um médico veterinário, algumas delas podem causar efeitos graves e deixar o animal ainda mais agitado e com medo", ressalta Camila. Alimente, hidrate e deixe que faça suas necessidades antes de entrar no transporte. Em viagens longas de carro, pare algumas vezes durante o caminho e deixe seu animal caminhar um pouco, fazer xixi ou cocô, ofereça um pouco de água e comida, quando necessário.

De acordo com Camila, em todas essas situações, uma questão importante é a prevenção de doenças e promoção do bem-estar do seu pet. Antes de viajar vá à um médico veterinário para obter um atestado de saúde, requisito exigido pelas empresas. O veterinário também irá avaliar e garantir que seu companheiro pode viajar tranquilamente, além de indicar quais procedimentos necessários para a viagem. Mantenha a vacinação contra raiva e outras doenças em dia, realizando a vacinação ou reforço pelo menos um mês antes da viagem e faça o controle de ectoparasitas (pulga, carrapato, mosquitos) e de vermes, sempre indicado pelo médico veterinário do seu animal.

Coloque uma coleira com identificação e ande sempre de guia para maior segurança, ele estará em local desconhecido e pode ficar com medo. "Seguindo essas indicações a viagem da família toda será regada a muita felicidade", alegra-se a veterinária.

Comentários para "Cuidados para viagem com o seu Pet!":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório