Dia Internacional ressalta esporte como força unificadora de inclusão social

Em entrevista à ONU News, jogador brasileiro na Tailândia comenta benefícios da prática esportiva para o desenvolvimento pessoal e superação de desigualdades

Dia Internacional ressalta esporte como força unificadora de inclusão social
Dia Internacional ressalta esporte como força unificadora de inclusão social

Agência Onu News - 06/04/2025 11:17:09 | Foto: Luisella Planeta LOVE PEACE

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz é comemorado anualmente em 6 de abril para reconhecer o poder da prática em promover mudanças positivas, superar barreiras e transcender limites.

A ONU News conversou com o jogador profissional Kaio Marques da Silva, que atua na terceira divisão do futebol da Tailândia.

Estímulo ao crescimento pessoal
Ele ressaltou que dentro de campo, seja nos treinos ou nos jogos, os atletas desenvolvem uma mentalidade de equipe, onde não importam as diferenças sociais, de idade, gênero ou capacidade técnica.

“Todo mundo treina em conjunto e o foco, o objetivo é o mesmo: melhorar. Não importa de onde você vem, se você tem dinheiro, se está sem dinheiro, todos estão lá para jogar futebol e melhorar pessoalmente e no campo, fora do campo e dentro”.

Para Kaio da Silva, a prática esportiva estimula a dedicação, o que muitas vezes significa treinar para além dos horários regulares e desenvolver um forte compromisso pessoal com a busca por superação.

Em 2025, o Dia Internacional se concentra no tema “Inclusão Social”, com foco nos grupos mais marginalizados, bem como em questões ligadas a idade, gênero e raça.

Contribuição no enfrentamento de estereótipos e preconceitos
O objetivo é desafiar estereótipos, promover oportunidades iguais e permitir a inclusão de todos, ressaltando o esporte como uma força unificadora.

O tema escolhido também visa contribuir com a preparação para a Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, que será realizada de 4 a 6 de novembro em Doha, no Catar.

Devido ao seu vasto alcance, popularidade e base de valores, o esporte tem um papel relevante nos objetivos das Nações Unidas de promoção do desenvolvimento e da paz.

A organização aposta no esporte como uma plataforma poderosa para o diálogo, com potencial de enfrentar preconceitos e inspirar mudanças positivas nas sociedades.

Evento reúne atletas com projetos de inclusão social
Em comemoração ao Dia Internacional, será realizado um evento na sede da ONU em Nova Iorque na segunda-feira, 7 de abril, reunindo atletas e líderes do mundo esportivo, que compartilharão suas experiências pessoais ligadas à inclusão social por meio do esporte.

Um dos palestrantes será o atleta paralímpico Jamal Hill, duas vezes medalhista de bronze nas Paralímpiadas. Ele é fundador da Swim Up Hill, que tem a missão de ensinar 1 milhão de pessoas a nadar todos os anos, especialmente em comunidades carentes.

Também participa do evento a montanhista Sheikha Asma, que foi a primeira mulher do Catar a escalar o Monte Everest, o pico mais alto da Terra, com 8.849 metros. Ela também escalou outras montanhas famosas onde ergueu a bandeira da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, em solidariedade com as pessoas deslocadas.

Temas conectados
O encontro é promovido pelas Missões Permanentes de Mônaco e do Catar, juntamente com a ONU Mulheres e os Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais e Comunicações Globais das Nações Unidas.

O encontro será marcado por discussões sobre temas conectados com a prática esportiva, como igualdade de gênero, envelhecimento saudável e igualdade racial.

Estabelecido em 2013 pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz representa o crescente reconhecimento pelas Nações Unidas da influência positiva que o esporte pode ter no avanço dos direitos humanos e de metas sociais e econômicas.

Comentários para "Dia Internacional ressalta esporte como força unificadora de inclusão social":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório