×
ContextoExato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 23 de outubro de 2018


Dicionário relaciona termos populares e linguagem médica

Dicionário relaciona termos populares e linguagem médica

O Dicionário com cerca de 300 palavras relacionando termos populares com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID) foi o resultado de pesquisa realizada com apoio do CNPq, por meio da Chamada Universal de 2014.

Da Assessoria De Comunicação / Do Cnpq / Foto: Divulgação / Cnpq - 10/10/2018 - 06:58:47

Caroço, pano branco, doença do mundo, amarelão, dor no pé da barriga. Para muitos, esses são termos conhecidos de doenças ou sintomas comuns, mas eles não constam em nenhuma literatura médica. Isso faz com que, muitas vezes, a linguagem entre paciente e médico torna-se confusa, dificultando diagnósticos e o entendimento dos tratamentos.

Pensando nisso, a Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Virginia Bentes Pinto, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) trabalhou na construção de um vocabulário de nomes populares das doenças e o estabelecimento de sua relação com a terminologia da área da saúde. Doutora em Biblioteconomia, a pesquisadora trouxe importante contribuição clínica e social por construir uma ponte entre estes dois mundos que muitas vezes não se encontram.

O Dicionário com cerca de 300 palavras relacionando termos populares com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID) foi o resultado de pesquisa realizada com apoio do CNPq, por meio da Chamada Universal de 2014, de planejamento e construção de um vocabulário de termos populares utilizados pelas comunidades cearenses para nomear as doenças, estabelecendo as relações entre esses termos e os nomes técnicos, usados pela medicina, na perspectiva de melhorar o processo de comunicação entre o sujeito enfermo e os médicos.

São exemplos de termos e relações contidas no Vocabulário criado:

Anemia Pretensiosa - Anemia por deficiência de vitamina B12 (CID D51)

Doença do Mundo - Sífilis congênita (CID A50.-)

Fala Bororó - Seqüelas de acidente vascular (CID I69.4)

Olho de Bomba -Transtornos da conjuntivite (CID H11.-)

Pampa - Vitiligo (CID L80)

Pelada - Alopecia (CID L65.9)

O Dicionário está disponível para ser consultado e complementado com outros termos regionais ainda não trazidos na versão inicial da pesquisa. Acesse aqui.

Comentários para "Dicionário relaciona termos populares e linguagem médica":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório