Levantamento é dos cartórios da capital, que registram ainda 81 óbitos por suspeita ou confirmação de Covid-19. Secretaria de Saúde confirma 50 casos.
Por Afonso Ferreira E Pedro Alves, G1 Df - 15/05/2020 06:49:29 | Foto: Agência Brasil
As mortes por pneumonia e insuficiência respiratória registraram aumento de 17% no Distrito Federal entre 1º de janeiro e esta quinta-feira (14). Segundo um levantamento dos cartórios da capital, em 2019 foram 1.535 casos, contra 1.782 no mesmo período deste ano; veja abaixo :
"As síndromes respiratórias podem ser resultado de um agravamento de infecções pelo novo coronavírus", apontam médicos.
Os cartórios do DF ainda registraram 81 mortes por suspeita ou confirmação de Covid-1. A Secretaria de Saúde confirma 50 casos até o começo da noite desta quinta-feira (14).
A pasta afirma que "o número de certidões de óbito com suspeita de Covid-19 sempre será maior do que o número que consta no boletim, pois cada caso suspeito é investigado e só entra no boletim o óbito confirmado" ( veja íntegra abaixo ).
O dos cartórios levantamento é feito por meio dos atestados de óbito registrados no Distrito Federal.. De acordo com o balanço, a 1ª morte por suspeita de coronavírus na capital foi registrada em 25 de março.
Óbitos com suspeita ou confirmação de COVID-19 registrados por cartórios do DF
Dados consideram março, abril e maio de 2020
Registros de óbitos no DF25 de março1º de abril13 de abril26 de abril27 de abril1º de maio7 de maio12 de maio020406080100
Fonte: Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais
Os dados apontam ainda que das 81 vítimas, 44 são homens. A faixa etária mais atingida é a de pessoas entre 70 e 79 anos, com 14 casos. Veja :
A empresa Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios do Distrito Federal, informou que foram realizados 80 enterros de pessoas que morreram por suspeita ou confirmação de Covid-19. Os números são referentes ao período entre 1º de março e 13 de maio.
De acordo com a concessionária, o número de enterros "não corresponde, necessariamente, ao total de casos registrados no DF, visto que a empresa recebe demandas vindas de outras localidades. Da mesma forma, outros estados podem ter recebido demandas saídas de Brasília".
Confira íntegra do posicionamento da Secretaria de Saúde do DF sobre os números:
"A Secretaria de Saúde informa que todos os casos com suspeita de Covid-19 são monitorados diariamente pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Portanto, a maioria dos óbitos por coronavírus já fazem parte deste painel de monitoramento.
Toda morte que a causa seja por problema respiratório tem que constar a informação na certidão de óbito como suspeita de Covid-19, para que a Vigilância Epidemiológica seja imediatamente notificada e para que o velório ocorra dentro dos protocolos de suspeita.
Assim que a vigilância é notificada da morte, esse caso é analisado e verificado se trata realmente de óbito por Covid-19, com comprovação da amostra, ou se a causa não foi por coronavírus. O resultado da investigação é finalizado em, no máximo, 24h.
É por este motivo que o número de certidões de óbito com suspeita de Covid-19 sempre será maior do que o número que consta no boletim, pois cada caso suspeito é investigado e só entra no boletim o óbito confirmado."
As 50 mortes por Covid-19 confirmadas pelo GDF até esta quinta-feira (14) são:
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.
Comentários para "Distrito Federal tem 1,7 mil mortes por pneumonia e insuficiência respiratória; um aumento de 17%":