×
ContextoExato

Doze receitas picantes, da entrada à sobremesa

Doze receitas picantes, da entrada à sobremesaFoto: Karsten Moran - Estadão

Do leve ardor-adocicado do curry à mais ardida das pimentas do mundo, receitas para quem não resiste a um prato picante

Por Redação Paladar, Estadão Conteúdo - 20/04/2021 - 15:51:22

O Paladar fez uma seleção de receitas para esquentar. Mas não, não são sopas que você vai encontrar por aqui (se quiser, cá estão ). Estamos falando de receitas picantes, desde o leve ardor-adocicado do curry à mais ardida das pimentas do mundo. Nos aperitivos, pratos principais e até nas sobremesas, experimente incluir um pouco de picância no cardápio.

Castanhas picantes

Para inovar nos aperitivos de maneira rápida e diferente, experimente essas castanhas picantes. Na receita vai castanha de caju, amêndoa salgada e amendoim sem pele, mas escolha as que tiver à mão. Utilize açúcar refinado e açúcar mascavo para caramelizar. E finalize com a pimenta caiena e canela em pó para dar mais sabor. Confira o passo a passo.

Castanhas picantes caramelizadas. 

Castanhas picantes caramelizadas. Foto: Codo Meletti/Estadão

Batata-doce picante

Quando quiser tirar a batata da mesmice, experimente essa receita. Para começar, troque a batata comum pela doce. E asse-a em vez de fritar – vai ficar crocante e sequinha. Mas antes de levar ao forno, pincele azeite e passe nos temperos para fazer uma crosta. Siga a receita na primeira vez e, depois, vá experimentando suas próprias combinações de especiarias e temperos favoritos. Mas mantenha sempre a dupla sal grosso e pimenta. Veja como fazer.

Receita de Batata-doce picante feito pela Patrícia Ferraz

Receita de Batata-doce picante feito pela Patrícia Ferraz Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Batatas bravas do Tanit

O toque picante da receita do chef Oscar Bosch vem da maionese, que é batida com Tabasco e páprica picante. A batata, previamente cozida, é frita em imersão e também incrementada com salsa de chorizo. Confira o passo a passo.

 

Foto: Alex Silva|Estadão

Grão-de-bico picante

Um aperitivo viciante, fácil de fazer, e que você pode comer à vontade. É só cozinhar o grão-de-bico, temperar e assar. A receita é do livro 100% Real, do chef americano Sam Talbot, sem edição em português. Ela leva canela, pimenta, especiarias e óleo de coco, que dá um toque adocicado e contrabalança as pimentas. A receita completa você pode conferir aqui.

 

Foto: Gabriela Biló|Estadão


Conserva de pepino com kimchi

Tsukemono é uma famosa conserva de pepino japonesa e pode ser um bom curinga na cozinha. O toque picante, sugestão do chef Uilian Goya, vem com a adição de kimchi, recheando os pepinos. No japão, o tsukemono é servido comumente com arroz para finalizar as refeições. Veja como fazer.

Receita de conserva de pepino com kimchi

Receita de conserva de pepino com kimchi Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Tagliatelle com manteiga de especiarias

Macarrão só com cebola, manteiga e especiarias? Pode acreditar que dá certo - e fica uma delícia. Nessa receita, Yotam Ottolenghi usa páprica, gengibre, canela, pimenta caiena, cúrcuma, coentro moído e açafrão. Pinoles tostados e folhas de hortelã entram no final para arrematar. Confira a receita completa.

Tagliatelle com manteiga de especiarias.

Tagliatelle com manteiga de especiarias. Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Penne alla vodca

Existem inúmeras maneiras de preparar a pasta alla vodca, esta é fácil e deliciosa. O molho fica cremoso e picante, o que num dia frio dispensa qualquer acompanhamento. Pode até ser heresia, mas a editora do ‘Paladar’, Patrícia Ferraz, acha que ralar um pouco de parmesão na hora é indispensável para completar este prato. Veja a receita completa.

Penne alla vodca preparado pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz

Penne alla vodca preparado pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

Costelinha picante

Essa receita é uma mistura de outras quatro - o rearranjo de ingredientes e modo de preparo é da colunista Patrícia Ferraz. Segundo ela, o segredo de uma boa costelinha está na marinada, que nesse caso combina alho, páprica, pimentas-do-reino e cayena, ervas e vinagre balsâmico. Confira como fazer.

Costelinha picante. 

Costelinha picante. Foto: Codo Meletti/Estadão

Frango frito à moda de Nashville

Esse frango frito é para lá de picante graças ao pó da Bhut Jolokia, conhecida como pimenta-fantasma, a mais ardida do mundo, e uma generosa porção de pimenta-caiena. Não se engane, essa receita vai fazer seus olhos se encherem de lágrimas e sua língua estalar. Para apaziguar o ardor, sirva com fatias de um bom pão branco. Uma cerveja bem gelada também não fará mal. Veja como fazer.

 

Foto: Karsten Moran|NYT

Camarão ao curry

Comece a receita preparando os temperos: doure a cebola, acrescente as sementes de mostarda, o coentro, o cominho e o pó de curry. Cada um a seu tempo, e misturando-os bem. Só depois é que os camarões são adicionados, para pegar o sabor. Sirva com boas fatias de pão. Confira a deliciosa receita do chef Ajay Bhagwansingh Kaintura.

Camarão ao curry desenvolvido por Ajay Bhagwansingh Kaintura, do Bawardhi

Camarão ao curry desenvolvido por Ajay Bhagwansingh Kaintura, do Bawardhi Foto: Sérgio Castro|Estadão

Calda de chocolate mexicana

Receita pinçada do livro Modern Sauces, de Martha Holmberg, cujos sabores do chocolate amargo (use um de boa qualidade) e da baunilha são realçados pela pimenta chipotle. Depois de pronta, sirva com sorvete de creme ou com um bolo de chocolate. Garantia de sucesso. Confira a receita.

Sorvete com calda de chocolate mexicana

Sorvete com calda de chocolate mexicana Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Pimenta sriracha

Você já deve ter ouvido falar da sriracha, o molho de pimenta tailandês que está em todas – e não por acaso. Além de picante, é quase cremoso e muito perfumado. E vai bem com tudo, arroz de carreteiro ao sanduíche de frango empanado… Bom para ter à mão e usar sempre que um prato pedir um toque de sabor e leve picância. Veja como fazer em casa.

Sriracha é um molho tailandês feito à base de pimenta, alho, gengibre e vinagre.

Sriracha é um molho tailandês feito à base de pimenta, alho, gengibre e vinagre. Foto: Alex Silva/Estadão


*Lista publicada originalmente em junho de 2017. Atualizada pela última vez em abril de 2021.

Comentários para "Doze receitas picantes, da entrada à sobremesa":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório