Em Nova York, ministra Marina Silva recebe prêmio por liderança na conservação do meio ambiente

Condecoração é concedida desde 2012 pela Wildlife Conservation Society a pessoas com atuação extraordinária pela preservação ambiental e da vida humana; ministra é a primeira brasileira a ser homenageada

Em Nova York, ministra Marina Silva recebe prêmio por liderança na conservação do meio ambiente
Em Nova York, ministra Marina Silva recebe prêmio por liderança na conservação do meio ambiente

Agência Gov | Via Mma - 23/09/2025 15:51:20 | Foto: Fernando Donasci/MMA

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu, nesta segunda-feira (22/9), o Prêmio por Liderança Excepcional em Conservação (Distinguished Leadership in Conservation Award) em Nova York, nos Estados Unidos. A condecoração é oferecida desde 2012 pela organização estadunidense Wildlife Conservation Society (WCS) a líderes globais com atuação extraordinária pela preservação do meio ambiente e da vida humana. É a primeira vez que uma brasileira é homenageada.

Concedido anteriormente a nomes como a ex-secretária de Estado e senadora dos EUA, Hillary Clinton, o naturalista britânico Sir David Attenborough, e o Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ação Climática e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o prêmio foi entregue à ministra pelo presidente e CEO da WCS, Adam Falk, durante cerimônia no Zoológico do Central Park como parte da Semana do Clima de Nova York.

Marina Silva afirmou se sentir honrada em receber a homenagem, que não é apenas um reconhecimento por sua longa trajetória enquanto liderança ambiental, mas pela importância global do Brasil para a preservação do meio ambiente e enfrentamento à mudança do clima, às vésperas da COP30, Conferência do Clima da ONU que ocorre em Belém em novembro.

“Desde que o presidente Lula assumiu o cargo, alcançamos 46% de redução do desmatamento na Amazônia, lançamos uma nova NDC alinhada à meta de 1,5ºC, construímos políticas que beneficiam povos indígenas e comunidades locais, os verdadeiros guardiões da biodiversidade, e criamos novos mecanismos econômicos para valorizar a manutenção das florestas em pé, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF), que pode beneficiar cerca de 70 países detentores de florestas tropicais. Tudo isso é fruto do compromisso das equipes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama, ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e demais instituições do governo brasileiro, aliado às valiosas contribuições da sociedade civil e academia”, destacou. “Pessoalmente e em minha atuação pública, empenho todos os esforços para integrar economia e ecologia, a única maneira de garantir um futuro próspero e sustentável para a humanidade.”

“É uma oportunidade excepcional para a WCS conceder esta homenagem a uma verdadeira líder de longa data, a ministra Marina Silva”, disse Falk. “Sua liderança definiu o que se torna possível quando ambição, coragem e experiência convergem na luta para proteger a natureza e o clima global e defender os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.”

Prêmio Thomas E. Lovejoy
À ocasião, a segunda edição do Prêmio Thomas E. Lovejoy também foi entregue a Martin von Hildebrand, antropólogo e etnólogo que há 50 anos trabalha na defesa dos direitos dos povos indígenas e para a conservação da Amazônia.

A condecoração homenageia o legado do biólogo estadunidense especialista em biodiversidade Thomas E.Lovejoy, falecido em 2021. É concedida pelas organizações WCS, Conservação Internacional (CI), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e WWF dos Estados Unidos.

Comentários para "Em Nova York, ministra Marina Silva recebe prêmio por liderança na conservação do meio ambiente":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório