Breno Lobato - Embrapa Cerrados - 30/05/2022 - 17:04:30
A cultivar de soja BRS 8383IPRO, desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Fundação Bahia, será pré-lançada para os produtores do Oeste baiano nesta quarta-feira (1), às 14h, durante o Bahia Farm Show, evento realizado de 31 de maio a 4 de junho em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Selecionada nas condições do Oeste baiano, a BRS 8383IPRO é uma variedade de ciclo médio (120 a 134 dias), hábito de crescimento indeterminado, com alto teto produtivo e estabilidade de produção mesmo em condições de seca e elevadas temperaturas, demonstrando grande rusticidade. É indicada para plantio na região do MATOPIBA (Cerrado do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia) e em Mato Grosso.
Além de apresentar eficiência fisiológica e sanidade, a cultivar tem elevado potencial produtivo (acima de 5 mil kg/ha nas regiões de adaptação). Outro importante diferencial é a resistência ao nematoide de galha Meloidogyne incognita . A resistência ao M. incognita é uma característica estratégica para a sojicultura do Oeste da Bahia, região onde o sistema produtivo normalmente envolve a cultura do algodão, que também é afetada pelo nematoide.
Apresenta, ainda, tolerância ao herbicida glifosato e expressa a proteína Bt (INTACTA RR2 PRO®), que permite oferecer proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja ( Anticarsia gemmatalis ), lagarta falsa medideira ( Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu ), lagarta das maçãs ( Heliothis virescens ) e broca das axilas ou broca dos ponteiros ( Crocidosema aporema ), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo ( Elasmopalpus lignosellus ) e Helicoverpa ( H. zea e H. armigera ). Possui, ainda, resistência a pústula bacteriana, ao crestamento bacteriano, ao cancro da haste e à mancha olho-de-rã.
A cultivar BRS 8383IPRO foi avaliada quanto à eficiência (medida pela produção diária) por kg/ha/dia, visando ao melhor aproveitamento das condições ambientais das regiões de indicação. Nos ensaios de competição, a BRS 8383IPRO obteve 69% de vitórias, tendo sido 3,9% mais produtiva que a média dos padrões. De acordo com empresas de consultoria da região, a cultivar obteve rendimento diário médio de 42 kg/ha/dia nas médias dos ensaios conduzidos pela Embrapa e parceiros na safra 2020/21, com produtividade média acima de 5 mil kg/ha.
O chefe geral da Embrapa Cerrados (DF), Sebastião Pedro, aponta o estresse hídrico como um grande desafio do Oeste da Bahia, pois é o fator que mais retira produtividade das lavouras da região. “No programa de melhoramento genético da Embrapa, testamos os materiais com metodologias que nos permitem diagnosticar a resistência ao estresse hídrico”, afirma, acrescentando que a nova cultivar foi aprovada nos testes, garantindo a produtividade nessa condição adversa.
A BRS 8383IPRO figura entre as primeiras cultivares de soja selecionadas em ambientes tratados com novos insumos agrícolas, como remineralizadores de solos e bioinsumos, tecnologias que têm sido desenvolvidas pela Embrapa, respectivamente, para melhorar a eficiência das plantas no uso dos fertilizantes e no controle de pragas e doenças, além de diminuir a dependência tecnológica do Brasil em relação a insumos sintéticos importados.
“Gerenciar custos é um grande desafio para o agricultor hoje. Esse é um dos novos materiais que foram submetidos à produção utilizando bioinsumos e remineralizadores de solo, garantindo um custo em torno de 20% a 30% menor. Então, a cultivar já vem adaptada a essas tecnologias, que têm sido cada vez mais adotadas pelos agricultores”, explica Sebastião Pedro.
As sementes da BRS 8383IPRO podem ser encomendadas junto a empresas sementeiras integrantes da Fundação Bahia – telefone: (77) 99822-8593.
Na oportunidade, também será pré-lançada a cultivar de algodão BRS 437 B2RF, desenvolvida pela Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) em parceria com a Fundação Bahia. Saiba mais aqui.
Serviço
Pré-lançamento da cultivar de soja BRS 8383IPRO
Data: 01/06/2022 – quarta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Fundação Bahia - Rodovia BR 020/242, km 535 – Luís Eduardo Magalhaes (BA)
Texto original e atualizações: https://www.embrapa.br/cerrados/busca-de-noticias/-/noticia/71133974/embrapa-cerrados-e-fundacao-bahia-fazem-pre-lancamento-de-cultivar-de-soja-resistente-a-estresse-hidrico-durante-o-bahia-farm-show
O impacto positivo de novas tecnologias é algo que se espera no dia a dia das cidades.
A Bayer diz que resolveu cerca de 107 mil de um total de 138 mil casos relacionados ao herbicida.
Apesar de ser tema que está em voga na atualidade, já há tempos que as políticas de incentivo à melhor responsabilidade social, ambiental e econômica atingem o agronegócio
Empresa apresentará novidades voltadas às áreas de proteção de cultivo e sementes de frutas e hortaliças
Para que o papel estratégico do Brasil de produtor mundial de alimentos possa ser consolidado, é importante que os nossos agricultores tenham segurança hídrica e energética
Iniciativas sustentáveis: de olho em toda a cadeia produtiva
Risco à segurança alimentar
Ampliação da área de cultivo protegido na maior unidade de pesquisa da multinacional no hemisfério sul vai acelerar desenvolvimento de novas tecnologias
Apicultor palestino trabalha em uma fazenda de abelhas na cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, no dia 6 de junho de 2022.
A condução inadequada na criação do animal pode gerar prejuízos ao produtor
Os recursos para o desenvolvimento da ferramenta vieram da Fundação de Amparo e Desenvolvimento Científico do Maranhão
Comentários para "Embrapa Cerrados e Fundação Bahia fazem pré-lançamento de cultivar de soja resistente a estresse hídrico":