×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 28 de novembro de 2021

Estudantes da UnB terão acesso gratuito ao Office 365

Estudantes da UnB terão acesso gratuito ao Office 365Foto:

Suíte da Microsoft permite edição colaborativa e oferece um terabyte de espaço de armazenamento. Novidade é resultado de parceria entre as instituições

Por Nair Rabelo - Portal Unb - 24/10/2019 - 13:38:42

Os cerca de 50 mil estudantes da Universidade de Brasília terão, a partir desta sexta (25), acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem. A ferramenta permite acesso em qualquer máquina, por meio de rede de internet. A novidade se tornou possível graças a acordo firmado entre a UnB e a Microsoft. Com a mudança, os alunos acessarão suas contas de e-mail institucional via Outlook , contando com 50 GB de espaço de armazenamento. Para usar essa nova ferramenta, o estudante deverá acessar a página de login do Office .

Para garantir que o acesso se concretize, o Centro de Informática (CPD) começará a realizar migração da base de dados de e-mails institucionais dos estudantes regulares a partir desta sexta (25). Uma mensagem com detalhes da migração será encaminhada aos estudantes por e-mail. As primeiras contas serão de alunos da graduação, e, em seguida, os da pós-graduação. Encerrada a migração, o acesso à caixa de e-mail de aluno somente poderá ser feito através do Office 365 e não mais pelo Webmail de Aluno da UnB.

Diretor do CPD, Jacir Bordim afirma que a migração vai permitir acesso a outras funcionalidades, como o Teams , Word , Excel e Power Point , para citar os mais populares. A cereja no bolo deve ser o OneDrive , o sistema de armazenamento em nuvem com capacidade 1 TB para cada estudante. Isso equivale a cerca de um milhão de documentos no Office , a 400 mil fotos ou a 200 mil músicas. Além disso, estudantes poderão editar arquivos de forma colaborativa e concomitante. Possibilidade útil, por exemplo, para finalizar um trabalho em grupo.

Estudantes terão 1TB de espaço de armazenamento. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

NUVEM – O armazenamento em nuvem permite acesso a dados e documentos em qualquer lugar, momento ou dispositivo, necessitando apenas de internet. Outra vantagem é que torna-se desnecessário ter um aplicativo instalado no dispositivo para manusear os documentos. Bastam e-mail e senha para ter acesso a várias possibilidades.

Enquanto os dados serão armazenados nos servidores da Microsoft, a gestão do ambiente continua por conta do CPD. Assim, o serviço de restauração de senha de login de aluno ou de recuperação dos dados para acesso ao e-mail e ao sistema de Matrícula Web continuam sendo feitos somente através do Portal de Aluno da UnB.

SEGURANÇA – O acordo firmado entre UnB e Microsoft segue as mesmas regras de documentos semelhantes firmados por órgãos da administração pública federal e a empresa. Um dos pontos fundamentais do acordo é a garantia de segurança e de sigilo dos dados depositados na nuvem. “Sem anúncios e sem mineração de dados”, acrescenta Bordim.

“Os estudantes já usam ferramentas como esta. A diferença é que, ao invés de procurar soluções particulares, agora podem usar uma solução ofertada pela instituição com garantia de segurança de dados”, reforça o diretor do CPD. Assinado em setembro, o acordo esteve em negociação desde 2018. Ademais, está em conformidade com instrução normativa que estabelece que os ambientes de data center do governo federal migrem para a nuvem.

FAMILIARIZE-SE – A própria plataforma oferece vídeos e tutoriais para melhor uso das ferramentas do Office 365 . Durante a Semana Universitária, houve palestra da empresa sobre o tema, como lembra Marcus Vinícius Jorge, coordenador de suporte avançado do CPD.

Passo a passo ensina como fazer aderir ao novo serviço. Arte: Camila Diniz/Secom UnB

O acesso à ferramenta é garantido enquanto o estudante estiver registrado na Universidade. Uma vez concluído os estudos, o indivíduo terá um período para migrar seus documentos para outro local. Alternativamente, o universitário pode optar por manter a conta como pessoa física e estabelecer um novo contrato com a Microsoft.

Descrita como uma forma de a Universidade manter contato com o estudante, a plataforma pode ser explorada como ferramenta para ensino e aprendizado, inclusive em disciplinas. “Hoje, os estudantes usam o e-mail da UnB para acessar ferramentas institucionais. A expectativa agora é que eles possam usar com mais frequência”, projeta Bordim. Além disso, as possibilidades ofertadas pela plataforma prometem facilitar a vida dos estudantes. “Até defesa de um trabalho de conclusão de curso pode ser feita pelo Skype ou pelo Teams ”, exemplifica o gestor.

Vice-diretor do CPD, Domingos Pereira comenta que o setor realizou diversos testes internos para garantir a melhor experiência de migração. Sobre o uso dos aplicativos em nuvem, o profissional acredita que será uma questão simples de adaptação. “Os estudantes já usam essas ferramentas no celular, então acredito que seja bem mais natural para eles”, diz.

Parte da equipe do CPD que preparou a migração para a suíte Office 365 . Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

De acordo com Domingos, a migração das contas de e-mail deve demandar algo em torno de dois a três dias e não deve gerar qualquer impacto para o usuário. Nos meses em que ficou preparando a mudança, o CPD passou por um processo de mudança de filosofia. “De um serviço feito em casa, em que temos todo o controle, para um serviço em nuvem”, descreve o vice-diretor.

As dúvidas que surgirem pode ser sanadas no FAQ do e-mail que será disparado para os estudantes e também no site da Microsoft.

EFICIÊNCIA – A disponibilização do Office 365 repercute em redução de custos para a UnB e em ganho em eficiência nos serviços prestados. Não mais será necessária a manutenção de espaço de armazenamento no sistema do CPD para os alunos, e também não haverá necessidade de gestão do serviço de Webmail de Alun o, o que implica direcionamento de pessoal, equipamentos e energia elétrica.

Além disso, os estudantes agora terão acesso aos vários data centers da Microsoft, caso necessitem de alguma ajuda no uso dos aplicativos da suíte do Office 365 . E ainda se beneficiarão de ferramentas mais aprimoradas como a de anti- spam , lista Domingos. “São ferramentas intrínsecas ao ambiente Microsoft”, aponta. “Em resumo, o Office 365 oferece disponibilidade de dados, acesso com mais facilidade e garante economicidade."

Comentários para "Estudantes da UnB terão acesso gratuito ao Office 365":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Mais verbas para ciência, pedem ICTP e entidades de C,T&I

Mais verbas para ciência, pedem ICTP e entidades de C,T&I

Às 11h estavam em frente ao prédio do Ministério da Economia servidores, pesquisadores, professores e pós-graduandos.

Fotos revelam que ao lado de Stonehenge houve estrutura milenária 20 vezes maior

Fotos revelam que ao lado de Stonehenge houve estrutura milenária 20 vezes maior

Uma pesquisa com tecnologia de ponta na área de Stonehenge confirmou a existência de um conjunto de fossas construídas há cerca de 4.400 anos, justificando a conclusão com

Arqueólogos encontram ruínas de escola muçulmana do século XII na Turquia

Arqueólogos encontram ruínas de escola muçulmana do século XII na Turquia

No sudeste da Turquia, no distrito de Harrã, onde se encontra uma das cidades mais antigas do mundo, os arqueólogos encontraram restos de uma madraça (escola muçulmana) do século XII.

CIEDS abre vagas para última turma da capacitação gratuita para empreendedores em parceria com o WhatsApp

CIEDS abre vagas para última turma da capacitação gratuita para empreendedores em parceria com o WhatsApp

As inscrições do programa Conecta+ Brasil estão abertas, com aulas online para orientações sobre o uso do aplicativo Whatsapp Business

Encontrados em Marrocos adornos pessoais 'mais antigos do mundo', de mais de 142.000 anos

Encontrados em Marrocos adornos pessoais 'mais antigos do mundo', de mais de 142.000 anos

Autoridades marroquinas e paleontólogos anunciaram na quinta-feira (18) que no país foram descobertos os adornos pessoais "mais antigos do mundo", datados de entre 142.000 e 150.000 anos.

Museu Nacional anuncia descoberta de dinossauro muito raro

Museu Nacional anuncia descoberta de dinossauro muito raro

Esqueleto foi encontrado em Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná

Cientistas estabelecem centro de pesquisa para conservação da biodiversidade do nordeste da Ásia

Cientistas estabelecem centro de pesquisa para conservação da biodiversidade do nordeste da Ásia

Foto tirada em 14 de junho de 2019 mostra o Lago Tianchi na Montanha Changbai na Província de Jilin, nordeste da China.

NASA compartilha foto de 'lado oculto' de Plutão iluminado pelo seu maior satélite

NASA compartilha foto de 'lado oculto' de Plutão iluminado pelo seu maior satélite

Cientistas da NASA compartilharam uma fotografia do "lado oculto" de Plutão que foi feita pela sonda espacial New Horizons.

Pela 1ª vez, cartas de indígenas do século XVII são traduzidas do tupi para o português

Pela 1ª vez, cartas de indígenas do século XVII são traduzidas do tupi para o português

"Por que faço guerra com gente de nosso sangue?" pergunta um dos indígenas nas cartas traduzidas por professor da USP. Material pertence ao período entre 1645 e 1654, quando aconteceu a Insurreição Pernambucana no Nordeste brasileiro.

Egito descobre interior de tumba antiga em necrópole de Saqqara, próximo das pirâmides de Gizé

Egito descobre interior de tumba antiga em necrópole de Saqqara, próximo das pirâmides de Gizé

Foto sem data mostrando desenhos nas paredes de uma tumba antiga na necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo, Egito. Uma missão arqueológica da Universidade do Cairo revelou o interior de uma tumba na necrópole de Saqqara perto das três pirâmides de Gizé, ao sul da capital Cairo, afirmou o Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio em um comunicado no sábado. (Ministério de Turismo e Antiguidades

Asteroide passa 'raspando' pela Terra sem ser detectado

Asteroide passa 'raspando' pela Terra sem ser detectado

O corpo celeste, identificado como 2021 UA1, sobrevoou a Antártica no dia 24 de outubro a uma velocidade de 57 mil quilômetros por hora.