Estudo inédito do IPEDF inclui frutos do Cerrado na alimentação escolar no Distrito Federal

Nota Técnica apresenta caminhos para incluir baru, mangaba, jatobá e outros no cardápio das escolas públicas do Distrito Federal

Estudo inédito do IPEDF inclui frutos do Cerrado na alimentação escolar no Distrito Federal
Estudo inédito do IPEDF inclui frutos do Cerrado na alimentação escolar no Distrito Federal

Por  agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader - 14/12/2025 10:20:05 | Foto: Foram escolhidos para o projeto frutos do Cerrado ricos em proteína e vitaminas, como pequi, mangaba e jatobá | Divulgação/IPEDF

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lançou, na tarde desta quinta-feira (11), a Nota Técnica nº 2 — Caminhos do Cerrado na Alimentação Escolar do DF, com apoio da Embrapa Cerrado. O evento reuniu gestores públicos, nutricionistas, pesquisadores, agricultores familiares e representantes da sociedade civil.

A publicação integra o projeto Caminhos da Restauração: Valoração de Produtos Florestais Não Madeireiros do Cerrado, parceria entre IPEDF, Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF) e Fundo Único de Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam-DF), visa alinhar nutrição, sustentabilidade e desenvolvimento territorial no DF. O documento propõe ser um instrumento prático para a inserção de produtos florestais não madeireiros nos cardápios das redes públicas e conveniadas.

O diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino, e os diretores do instituto prestigiaram o evento que teve a presença de representantes de várias secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal e da Embrapa Cerrados. A iniciativa reforça o alinhamento com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que determina que ao menos 45% dos recursos da alimentação escolar sejam investidos na agricultura familiar, além do incentivo à aquisição de produtos da sociobiodiversidade.

O diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do instituto, Werner Vieira, destacou que “o estudo é marco estratégico para o Distrito Federal, que passa a contar com uma referência para orientar políticas públicas, fortalecer a agricultura familiar e contribuir de forma efetiva para a conservação de um dos biomas mais ricos e ameaçados do país”.

Os protagonistas da proposta são frutos nativos do Cerrado, ricos em vitaminas, proteínas e minerais, como pequi, baru, jatobá, cagaita, mangaba, entre outros. Visando a promover refeições mais nutritivas, o documento ressalta o papel educativo desses alimentos, que aproximam os estudantes da cultura alimentar local e reforçam a importância da preservação do Cerrado.

Boas práticas

Pesquisadores foram a campo, em municípios goianos e mineiros para visitar iniciativas semelhantes

Uma equipe do IPEDF foi a campo recentemente para conhecer experiências bem-sucedidas em Cavalcante (GO), Alto Paraíso (GO) e Arinos (MG) e comprovou a eficácia da ação de incluir os frutos nas escolas da região. Em Alto Paraíso, foram lançadas chamadas públicas que incluíram farinhas e frutos do Cerrado, como a castanha do baru, farinha de jatobá e polpa de pequi, alcançando uma adesão significativa dos produtores tradicionais e assentados da reforma agrária.

Desafios para o DF

O encontro foi finalizado com diálogo coletivo e debate, centrado na pergunta norteadora: “Quais os desafios do Distrito Federal para a efetivação do Cerrado na alimentação escolar?”. O estudo identificou desafios, como desconhecimento do bioma e da sociobiodiversidade do Cerrado pelo corpo técnico e pela comunidade escolar, a falta de integração entre os atores (nutricionistas, merendeiras, gestores), a ausência dos produtos do Cerrado nos editais de compras públicas e a falta de equipamentos adequados para a conservação e processamento dos alimentos nas escolas.

O lançamento da publicação representa um passo estratégico para que o Distrito Federal utilize poder de compra institucional para fortalecer a conservação do Cerrado, garantir refeições mais nutritivas aos estudantes e fomentar a economia local.

*Com informações do IPEDF

Comentários para "Estudo inédito do IPEDF inclui frutos do Cerrado na alimentação escolar no Distrito Federal":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório