Governo do Brasil lança campanha nacional 'Se liga ou eu ligo 180' no Carnaval 2026

Ministério das Mulheres reforça o direito das mulheres à festa e ao espaço público sem violência, com ações de alto impacto visual em capitais e grandes carnavais do país

Governo do Brasil lança campanha nacional 'Se liga ou eu ligo 180' no Carnaval 2026
Governo do Brasil lança campanha nacional 'Se liga ou eu ligo 180' no Carnaval 2026

Agência Gov | Via Mulheres - 21/01/2026 07:52:46 | Foto: Renato Spyrro - Agência Gov Br

O Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional de Carnaval 2026 “Se liga ou eu ligo 180”, reafirmando o compromisso do Governo do Brasil com a proteção das mulheres e o enfrentamento à importunação sexual e às violências de gênero durante a maior festa popular do país.

Com a mensagem direta, a campanha se baseia em três eixos – o direito das mulheres à festa e ao espaço público, a afirmação de que violência não faz parte do Carnaval e a responsabilidade coletiva no enfrentamento ao assédio – e estará presente em diversos carnavais pelo Brasil.

Todas as peças da campanha divulgam a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para orientação, acolhimento e encaminhamento de denúncias. O atendimento também pode ser realizado pelo WhatsApp, no número (61) 9610-0180.

Ações no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, apresentou a campanha na Cidade do Samba nesta segunda-feira (19), em evento com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, além da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, e representantes do poder público e do setor cultural. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na ocasião, também foi formalizada uma parceria entre a Embratur e a Liesa, com o investimento de R$ 12 milhões do Ministério da Cultura (MinC) para as 12 escolas do Grupo Especial do Carnaval Carioca.

Durante a apresentação, a ministra destacou que “a presença do Governo do Brasil no Carnaval reafirma que nenhuma forma de violência é tolerável e que o direito das mulheres à festa e ao espaço público precisa ser garantido. A campanha ‘Se liga ou eu ligo 180’ é um chamado à responsabilidade coletiva e à denúncia”.

No Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a campanha estará presente em painéis, faixas na avenida, adesivos em banheiros, QR Codes e materiais gráficos, além de ações de sensibilização como locuções, iluminação roxa e distribuição de materiais educativos.

Alcance nacional e capilaridade
A estratégia da campanha também está em articulação com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres, com disponibilização de materiais digitais, além de ações de alto impacto visual, como balões blimp e faixas, em pelo menos sete capitais – entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Olinda e Maceió.

Campanhas parceiras do Governo Federal
O Ministério das Mulheres também apoia a campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, e a campanha “Pule, Brinque e Cuide”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com foco no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As iniciativas reforçam a atuação integrada do Governo Federal para promover um Carnaval baseado no respeito, na diversidade e na garantia de direitos.

Comentários para "Governo do Brasil lança campanha nacional 'Se liga ou eu ligo 180' no Carnaval 2026":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório