Governo do Brasil lança edital para impulsionar soluções inovadoras em saúde digital no SUS

Iniciativa vai identificar parceiros e tecnologias estratégicas para fortalecer o SUS Digital e o programa Agora Tem Especialistas

Governo do Brasil lança edital para impulsionar soluções inovadoras em saúde digital no SUS
Governo do Brasil lança edital para impulsionar soluções inovadoras em saúde digital no SUS

Agência Gov | Via Secom/pr - 10/01/2026 09:54:46 | Foto: Secretaria de Comunicação Social

Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (7), o Edital nº 1/2026, que abre chamamento público para identificar parceiros e soluções tecnológicas inovadoras voltadas ao fortalecimento da transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa fortalece as ações dos Programas SUS Digital e Agora Tem Especialistas, uma das principais estratégias do governo federal para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializada.

O edital tem como objetivo mapear propostas do ecossistema de inovação em saúde capazes de contribuir com pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, apoiando desafios prioritários do SUS. As soluções selecionadas poderão integrar o Laboratório Inova SUS Digital, ambiente interinstitucional criado para fomentar a cooperação, o desenvolvimento tecnológico e a incorporação de soluções digitais no sistema público de saúde.

“O foco é promover o desenvolvimento de soluções inovadores que fortaleçam os avanços em curso na transformação digital do SUS,” reforçou a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

Fortalecimento da inovação no SUS

O chamamento é voltado a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, universidades, institutos de ciência e tecnologia, laboratórios públicos oficiais, empresas e startups de saúde digital. A participação não implica contratação imediata, mas possibilita a formação de um banco de propostas aptas, que poderá subsidiar futuras alianças estratégicas de inovação ou compras públicas de inovação, conforme avaliação técnica, jurídica e de conveniência da Administração Pública.

As propostas deverão demonstrar capacidade técnica, experiência comprovada em saúde digital, regularidade jurídica e fiscal, além de compromisso com princípios éticos, de governança, segurança da informação e proteção de dados pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Eixos temáticos prioritários

As soluções apresentadas devem estar alinhadas a pelo menos um dos seguintes eixos estratégicos:

  • Interoperabilidade e padrões
  • Atenção ao paciente, serviços digitais e telessaúde, incluindo point of care
  • Dispositivos médicos e Internet das Coisas (IoT)
  • Engajamento e empoderamento do paciente
  • Medicina de precisão e análise de dados
  • Gestão da informação, incluindo gestão em saúde e vigilância em saúde
  • Inteligência Artificial aplicada aos demais eixos.

As iniciativas serão avaliadas com base em critérios como relevância institucional, urgência do problema, escalabilidade, viabilidade técnica e grau de inovação, com pontuação mínima de 60 pontos para integração ao banco de propostas.

Como participar

A submissão das propostas deve ser feita exclusivamente por meio eletrônico, incluindo o envio do Formulário de Submissão e do Termo de Compromisso disponíveis no edital. Toda a documentação exigida deve ser preenchida e assinada, em formato PDF, e encaminhada para lab.inovasusdigital@saude.gov.br com o assunto: EDITAL DO LABORATÓRIO INOVA SUS DIGITAL – NOME DO PROPONENTE.

Cronograma

  • Envio das propostas: 8 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026
  • Resultado preliminar: 27 de fevereiro de 2026
  • Período para interposição de recursos: 28 de fevereiro a 6 de março de 2026
  • Resultado final: 16 de março de 2026

Acesse mais informações sobre o edital, os critérios de participação, os documentos necessários e o acompanhamento do cronograma

Terciane Alves
Max de Oliveira
Ministério da Saúde

Comentários para "Governo do Brasil lança edital para impulsionar soluções inovadoras em saúde digital no SUS":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório