Inscrições abertas para Prêmio Inspirar, voltado a mulheres negras que transformam territórios com arte e cultura

Premiação vai distribuir mais de R$ 160 mil para iniciativas lideradas por mulheres negras cis ou trans em seis estados.

Inscrições abertas para Prêmio Inspirar, voltado a mulheres negras que transformam territórios com arte e cultura
Inscrições abertas para Prêmio Inspirar, voltado a mulheres negras que transformam territórios com arte e cultura

 por adele Robichez, aline Macedo e gabriela Carvalho - Portal Bdf - 04/08/2025 18:21:00 | Foto: O prêmio vai contemplar 16 lideranças com iniciativas em andamento há pelo menos um ano - Pedro Paquino (Agência ADN)

Estão abertas, até o dia 13 de agosto, as inscrições para a quinta edição do Prêmio Inspirar. Pela primeira vez, a premiação será voltada exclusivamente a mulheres negras, cis ou trans, que desenvolvem iniciativas de arte e impacto social em seus territórios. Realizado pela Baluarte Cultura e pelo Instituto Neoenergia, o prêmio vai contemplar 16 lideranças com mais de R$ 160 mil em incentivos financeiros.

“Um indicador que acumulamos nessa jornada de cinco anos é que a maioria das nossas inscrições e das nossas mulheres contempladas, de fato, são mulheres negras, ou seja, pretas ou pardas”, explica Paula Brandão, cofundadora e diretora da Baluarte, em entrevista ao Conexão BdF , da Rádio Brasil de Fato. “Entendemos que nesse aniversário de cinco anos do Prêmio, nada mais justo do que fazermos essa chamada exclusiva e poder contemplar mais mulheres negras representantes de arte e cultura”, acrescenta.

Podem se inscrever mulheres negras com iniciativas em andamento há pelo menos um ano, residentes na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e em cidades selecionadas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do Prêmio Inspirar ou na conta da premiação no Instagram.

Inscrição

O prêmio está dividido em duas categorias: “individual” e “coletivos”, este abrange “iniciativas territoriais, comunitárias, feitas por coletivos de mulheres”. “Esse prêmio traz a possibilidade de reconhecermos, valorizarmos e premiarmos em dinheiro iniciativas que sejam realizadas por pessoas físicas. Não é necessário ter uma formalização de uma empresa, de uma organização”, reforça Brandão.

As propostas serão avaliadas por um comitê com base em quatro pilares: inspiração, transformação, articulação e diversidade e criatividade. Após essa etapa, as finalistas participam de uma votação popular a partir de 30 de outubro.

Transformação

A diretora destaca os efeitos concretos do prêmio na vida das participantes. “A primeira transformação é no processo de inscrição em si. Temos muitos relatos de mulheres que se fortaleceram a partir desse processo da votação popular, de ter que engajar a sua rede, a sua comunidade, e que depois disso aumentaram o seu reconhecimento”, relata. Segundo ela, a premiação também tem gerado conexões entre projetos e melhorias estruturais por meio do apoio financeiro.

Neste ano, outra novidade é a realização de uma vivência formativa para mulheres premiadas anteriormente. “Entendemos que o Prêmio Inspirar traz essa possibilidade das mulheres serem reconhecidas e valorizadas pelo que elas fazem. E com isso, podermos inspirar outras tantas lideranças”, celebra.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato , 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Martina Medina

Comentários para "Inscrições abertas para Prêmio Inspirar, voltado a mulheres negras que transformam territórios com arte e cultura":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório