×
ContextoExato
Responsive image

Justiça do Distrito Federal determina interdição de ala da Papuda de onde fugiram 17 detentos

Justiça do Distrito Federal determina interdição de ala da Papuda de onde fugiram 17 detentosFoto: CorreioWeb

MPDFT e VEP inspecionaram o local e verificaram fragilidades na estrutura

Assessoria Especial De Imprensa Do Mpdft - 15/10/2020 - 19:35:56

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou nesta quarta-feira, 14 de outubro, a interdição da Ala C do Bloco 1 do Centro de Detenção Provisória (CDP), de onde fugiram 17 detentos. A decisão foi tomada após inspeção no local, acompanhada pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Nupri/MPDFT). Os presos serão alocados pela unidade, de acordo com critérios de segurança e situação processual.

Durante a inspeção, foi constatada a presença de um buraco, provisoriamente isolado pelos servidores da unidade prisional, e foi realizada oitiva de 10 custodiados que estavam na cela mas que não fugiram e de um custodiado recapturado. A laje da cela foi considerada em péssimas condições de manutenção. Dessa forma, o Nupri e a VEP entendem necessária a desocupação das 11 celas da Ala C para que a administração penitenciária providencie os devidos reparos, com urgência, sobretudo para evitar a ocorrência de novas evasões.

No início do ano, em razão da fuga de três custodiados do mesmo bloco, a Ala A foi interditada para reparos. Na ocasião, foi mencionada a fragilidade da estrutura arquitetônica, cujas paredes e o teto foram construídos com tijolo furado 20x20, montados entre algumas poucas vigas, já desgastados pelo tempo. Essa situação facilitava sucessivas escavações pelos presos, que, após o rompimento da laje da cela, acessavam o telhado do bloco, de onde desciam e fugiam.

A decisão da VEP estabelece, ainda o prazo de 30 dias, para que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape) apresente o plano detalhado de obras para recuperação da ala interditada, com indicação dos ajustes que serão realizados, material a ser empregado, mão-de-obra e cronograma de entrega.

Comentários para "Justiça do Distrito Federal determina interdição de ala da Papuda de onde fugiram 17 detentos":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório