×
ContextoExato

Laboratório da rede pública do DF passa a funcionar 24 horas para agilizar exames de coronavírus

Laboratório da rede pública do DF passa a funcionar 24 horas para agilizar exames de coronavírusFoto: Dênio Simôes/Agência Brasília.

Horário do Lacen será estendido por três meses. Medida vale apenas para análises que envolvem testes para Covid-19.

G1df - 25/03/2020 - 10:43:15

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal passa a funcionar 24 horas por dia a partir desta quarta-feira (25). Segundo governo do DF, o objetivo é "diminuir o tempo de liberação dos exames" para diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida valerá por 90 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde, o tempo médio para liberação do resultado dos exames é de até cinco dias. Com a ampliação do horário de funcionamento do Lacen, a expectativa é de que esse prazo seja reduzido para até 24 horas.

No atendimento convencional, o laboratório não incluía plantão noturno e durante os fins de semana. Neste horário de ampliação, serão realizados apenas análises do coronavírus. Entre os procedimentos previstos estão "cadastro de amostras, captação diária de amostras e diagnóstico".

Em nota, o diretor do Lacen, Jorge Chamon explica que "em casos de testes positivos, poderá ser indicado isolamento domiciliar e, em casos mais graves, hospitalar”.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Comentários para "Laboratório da rede pública do DF passa a funcionar 24 horas para agilizar exames de coronavírus":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório