Dino - Estadão Conteúdo - 07/06/2022 - 08:21:28
A cidade de Ipanema, MG, realizará nos dias 16, 17 e 18 de junho, a 12ª edição da Festa do Queijo, um evento que já se tornou tradição não só localmente, mas em todo o estado de Minas Gerais.
Ipanema já detém o recorde de maior queijo do mundo, e este ano a expectativa é de que a iguaria alcance cerca de 2.400kg. Na última edição do evento, realizada em 2019, o recorde foi de 2.284kg para o queijo, 828kg para o doce de leite, e 1.150 litros para a queimadinha.
Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 20 mil habitantes, localizada a 365 km de Belo Horizonte, 75 km de Caratinga e 80 km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira. A cidade ficou nacionalmente conhecida pela produção do queijo gigante, e este ano, em parceria com o laticínio Dois Irmãos e a fábrica de doces Nhá Nair, espera realizar a maior edição do evento.
O prefeito Júlio Fontoura conta que a expectativa dos ipanemenses para o evento é alta, e que a festa é motivo de orgulho para o povo da cidade. “Está chegando a melhor edição de todos os tempos da Festa do Queijo de Ipanema. Trabalhamos para melhorar a cada ano este evento que colocou Ipanema no cenário nacional. Cada ipanemense pode se orgulhar desta festa. Desta cidade. Do queijo Do doce. Do leite. Cada ipanemense pode e deve se orgulhar de ser ipanemense’’.
No dia 18 de junho, o queijo e o doce de leite desfilarão pela cidade em carro aberto e em seguida serão cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.
Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria será realizada pelo Rank Brasil. Além das iguarias gigantes, a Festa do Queijo conta com uma programação voltada para a valorização da gastronomia e da cultura local, e contará também com shows de talentos da região - tendo como atração principal o cantor Tierry.
A empresária no ramo de restaurantes, Ivone Cristina, relata que a festa é essencial para a economia local. “Estamos ansiosos para receber novamente os visitantes, familiares e amigos. Ipanema tem muito a oferecer, desde paisagens, nossa rica cultura e culinária. A realização do evento é um marco na retomada do turismo após a pandemia. Desde 2020 esperamos pela realização deste evento, pois ele é um dos principais acontecimentos que alavanca a economia local.'
Produção do queijo, doce de leite e queimadinha
Para a produção do queijo, serão gastos 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O queijo é produzido em um único dia, no entanto, seu período de maturação é de seis dias.
Já o doce de leite, levará aproximadamente 1.600 litros de leite em sua produção, 440 quilos de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Seu tempo de fabricação é de dois dias, e ele será produzido na semana do evento. A estimativa é de que o doce também bata seu próprio recorde e atinja cerca de 900kg.
Para a fabricação da queimadinha, serão gastos aproximadamente 1.200 litros de leite e açúcar. Ela será produzida no dia do evento e armazenada em um bule de aço inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro.
O queijo, a queimadinha e o doce de leite serão distribuídos para a população na tarde do dia 18 de junho.
Destilaria de Santa Catarina participa pela primeira vez de concurso renomado do setor de bebidas em Singapura e conquista duas medalhas de bronze
Para exemplificar esse cenário, Kambilis traz alguma das harmonizações mais clássicas
O ideal é priorizar produtos sem açúcar e com nutrientes que contribuem para a saúde
Promoção será nos dias 16, 17 e 18 próximos
O Chile produz vinhos que, de forma geral, possuem um estilo que agradam ao paladar do brasileiro
No Amazonas, produção de farinha de mandioca é símbolo da identidade cultural e fonte de renda para as famílias
É fato que o desejo pela longevidade é o principal motor de muitas das instituições da sociedade durante sua história
O queridinho dos brasileiros ganha uma versão com hambúrguer de linguiça apimentado pelo molho de pimenta TABASCO®
Agência Abreu indica roteiros fabulosos pela Europa para provar os melhores vinhos do mundo
Comerciante Ademar Moreira vende a tradicional batata frita em frente à estação de trem há mais de 30 anos
Pesquisadora segue uma transformação processual das referências colonizadoras da cozinha eurocêntrica
Comentários para "Maior queijo do mundo será produzido em Ipanema, Minas Gerais":