Médicos chineses trazem tratamentos profissionais de medicina chinesa para Brasil

O entusiasmo do povo brasileiro também impressionou Xue Youping, membro da equipe pela primeira vez no Brasil.

Médicos chineses trazem tratamentos profissionais de medicina chinesa para Brasil
Médicos chineses trazem tratamentos profissionais de medicina chinesa para Brasil

Foto: Agência Xinhua Brasil 

O entusiasmo do povo brasileiro também impressionou Xue Youping, membro da equipe pela primeira vez no Brasil.

Agência Xinhua brasil  - 29/11/2024 09:49:27 | Foto: Agência Xinhua Brasil 

No hospital afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Gansu, no noroeste da China, Wen Xin, médico chefe do departamento de acupuntura e Tuina (um tipo de massagem terapêutica), conversa frequentemente com seus colegas sobre o belo e acolhedor país a milhares de quilômetros de distância, relembrando aqueles dias de trabalho com seus colegas brasileiros.

Em São Paulo, a maior cidade do Brasil, o médico-chefe do hospital afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Gansu, Xue Youping, realiza tratamentos de acupuntura de medicina tradicional chinesa para os pacientes que visitam o centro de medicina tradicional chinesa-brasileira. Sabe-se que o centro oferece mais de 20 tipos de diagnóstico e tratamento de medicina tradicional chinesa, incluindo acupuntura e Tuina, e lança programas de treinamento para o pessoal médico local e entusiastas da medicina tradicional chinesa (MTC).

Xue explica que muitas doenças crônicas podem ser tratadas com acupuntura e outras terapias da MTC. Em um dos serviços médicos gratuitos que fez, ele recebeu um paciente brasileiro com desconforto no ombro e nas costas há mais de dois meses. Por meio de diagnóstico por pontos de acupuntura e palpação abdominal, Xue diagnosticou o paciente com pancreatite crônica e o instruiu a controlar sua dieta e como se recuperar.

Gansu é um dos lugares de origem da cultura da MTC e é a principal região produtora de ervas da MTC. Em setembro de 2019, a Base de Cooperação Internacional China-Brasil de produtos da medicina chinesa (atualmente o Base MTC) foi estabelecida em São Paulo, Brasil, pelo hospital afiliado da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Gansu e pela empresa brasileira Taimin. Quatro profissionais atravessaram o oceano para praticar no Brasil, e um revezamento através de montanhas e mares foi aberto desde então.

Ao chegar ao Brasil, vários médicos chineses se alegraram ao ver que a MTC tem uma base local. Com o aprofundamento dos intercâmbios, Zhou Qiang, chefe do departamento de acupuntura e Tuina do hospital afiliado da Universidade de MTC de Gansu e diretor da Base MTC, aprendeu gradualmente que a nova abordagem chinesa da medicina tradicional chinesa ainda não foi totalmente dominada pelos médicos brasileiros locais. Por esse motivo, eles recebem pacientes durante o dia e realizam treinamento em diagnóstico e tratamento de MTC para médicos ocidentais locais no Brasil à noite.

Wen Xin também foi um dos primeiros quatro profissionais de saúde a praticar no Brasil. "Muitos médicos brasileiros apresentam suas percepções e perguntas sobre a MTC, e nós discutimos juntos. Até hoje, continuamos trocando informações sobre a MTC por meio da internet", disse ele.

Este ano, o hospital afiliado da Universidade de MTC de Gansu enviou mais uma vez três especialistas em MTC ao Brasil para um ano de diagnóstico, tratamento e treinamento, bem como promoção da cultura da MTC. Esta é a terceira vez que Zhou Qiang visita o Brasil. "Sinto-me muito à vontade, é como voltar para casa!".

O entusiasmo do povo brasileiro também impressionou Xue Youping, membro da equipe pela primeira vez no Brasil. "As pessoas aqui são muito amigáveis. O mais feliz de ser médico é ser reconhecido pelos pacientes brasileiros, aliviando-os de suas doenças."

Xu Yali, diretora médica do hospital, que participou anteriormente da 22ª equipe médica de ajuda a Madagascar, espera muito divulgar a cultura da medicina tradicional chinesa, fazendo com que mais pessoas conheçam a acupuntura, a aceitem e a experimentem. Desta vez, ela também se juntou à equipe médica para o Brasil. A fim de iniciar o trabalho cedo, eles abandonaram a oportunidade de passar o feriado do dia nacional chinês com suas famílias. Assim que chegaram ao Brasil, eles lançaram um serviço médico gratuito de sete dias na manhã de 1º de outubro e receberam mais de 70 pessoas.

A medicina tradicional chinesa é simples, conveniente, eficaz e de baixo custo. Tem sido demonstrado que essas vantagens também se aplicam ao Brasil, onde a população local está gradualmente percebendo esses benefícios no tratamento médico, segundo Zhou.

Uma agulha de prata conecta o mundo. Wu bing, secretário do partido do hospital, explicou que o hospital tem participado ativamente no intercâmbio internacional e cooperação por muitos anos para promover a internacionalização da MTC e compartilhar ativamente a sabedoria e as realizações da MTC com colegas internacionais, abrindo centros de MTC não apenas no Brasil, mas também nos países como Quirguistão e Tailândia.

"Queremos que as pessoas em todo o mundo possam experimentar o encanto da medicina tradicional chinesa", disse Wu.

Comentários para "Médicos chineses trazem tratamentos profissionais de medicina chinesa para Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório