Obras de Cildo Meireles, Miguel Rio Branco e Waltercio Caldas integram a mostra
Espaço Cultural Do Mpdft - 27/05/2019 11:11:35 | Foto: Ministério Público do Distrito Federal
O Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove a mostra “RUMOS”, que reúne obras de oito grandes artistas plásticos brasileiros, entre eles, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Waltercio Caldas, Georgia Kyriakakis, Maria Moreira e Hilal Sami Hilal. A mostra é aberta ao público e pode ser visitada até 19 de julho.
Nesta sexta-feira, 24 de maio, uma vernissagem foi realizada para divulgação da exposição, que é composta por pinturas abstratas, esculturas e uma videoinstalação. As obras retratam ideias inauguradas pelo movimento contemporâneo das artes plásticas, que deixou para trás o modernismo e seus limites. A curadora Crygina Bandeira explica que “as obras estão dispostas de modo independente mas complementar, como é o caso dos trabalhos de Waltercio Caldas e de Maria Moreira que usam, respectivamente, as projeções da sombra e da luz como parte indispensável do conceito artístico.” Todo o material foi emprestado por colecionadores de arte de Brasília ao MPDFT.
A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, que acompanhou o planejamento da exposição, destaca a importância da mostra e da participação do público no evento. “O Espaço Cultural do MPDFT é um ambiente construído com a proposta de aproximar, por meio da cultura, a instituição e a comunidade”, ressalta.
Espaço Cultural do MPDFT
O local foi inaugurado em novembro de 2018 e está localizado no térreo da Promotoria de Justiça de Brasília II. Desde sua abertura, o Espaço já recebeu cerca de 500 visitantes. RUMOS é a segunda mostra a ser exposta, a primeira foi “Pintura Pura”, do artista plástico Luis Costa.
A próxima exposição do Espaço Cultural será a mostra “Descobertas”, projeto idealizado por integrantes da Instituição.
Além de abrigar os eventos culturais do MPDFT, o Espaço Cultural também viabiliza uma série de atividades educacionais e de integração entre MPDFT e a comunidade. A estrutura também é cedida para artistas e coletivos realizarem exposições abertas à sociedade. Além disso, foi criado o projeto Proximidades, que realiza exposições nas promotorias de Justiça em outras regiões do DF. O objetivo principal é divulgar os artistas plásticos do DF e levar arte às comunidades.
SERVIÇO
Exposição Rumos
De segunda à sexta-feira das 12h às 19h.
Até 19 de julho.
Local: Espaço Cultural do MPDFT – Promotoria de Justiça de Brasília II, localizado no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes).
Comentários para "Ministério Público em Brasília promove exposição RUMOS":