Nações Unidas ressaltam importância de boa gestão no Dia do Resíduo Zero

Um depósito de lixo na Nicarágua

Nações Unidas ressaltam importância de boa gestão no Dia do Resíduo Zero
Nações Unidas ressaltam importância de boa gestão no Dia do Resíduo Zero

Agência Onu News Brasil - 30/03/2024 09:49:54 | Foto: © Unsplash/Hermes Rivera

Organização pede ação rápida para evitar que produção anual de resíduos sólidos urbanos chegue a 3,8 bilhões de toneladas até 2050; humanidade já gera mais de 2 bilhões de toneladas anuais de desperdício.

Neste 30 de março, as Nações Unidas marcam o Dia do Resíduo Zero destacando a importância de reforçar a gestão global de desperdícios e da promoção da sustentabilidade nos padrões de consumo e de produção.

A organização defende que a data, celebrada pela segunda vez, seja marcada por um compromisso internacional pelo fim do ciclo destrutivo dos resíduos.

Produção de mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos ao ano

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, ressalta que sem medidas urgentes, a produção anual de resíduos sólidos urbanos atingirá 3,8 bilhões de toneladas até 2050. A agência atua com o Programa de Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, incentivando os países a implementar iniciativas nesse rumo em vários níveis.

Em vídeo para marcar a data, o secretário-geral da ONU disse que o planeta está se afogando numa enxurrada de lixo, com a produção anual de mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.

António Guterres lista alimentos podres, garrafas plásticas, aparelhos eletrônicos com componentes químicos e muito outros materiais jogados fora sem considerar a água, terra e ar. Ele destaca que à medida que o lixo se decompõe, expele gases de efeito estufa que aquecem o planeta na atmosfera, envenenam a água e os solos e provocam doenças e até a mortes em todo o mundo.

A mensagem do chefe das Nações Unidas destaca ainda os prejuízos do consumo excessivo, uma questão que carecendo de uma “intervenção da humanidade”.

Tornar o resíduo zero uma realidade

A resolução da Assembleia Geral que instituiu o Dia Internacional de Zero Resíduos criou o Conselho Consultivo sobre Resíduo Zero. Guterres disse que o grupo se reúne com parceiros sobre essa questão crítica e o que é preciso fazer para tornar o resíduo zero uma realidade.

O secretário-geral cita iniciativas a ser tomadas por empresas que devem “repensar os seus produtos” para minimizar o desperdício de embalagens, além de maximizar sua longevidade e ciclo de vida.

Para os consumidores, a recomendação é que reflitam antes de comprar bens e produtos e façam a reciclagem ou reutilizem sempre que possível.

 Uma mulher separa plástico em uma usina de reciclagem na Jordânia

Pnud/Sumaya Agha

Uma mulher separa plástico em uma usina de reciclagem na Jordânia

Economias circulares

O chefe da ONU pede ainda que governos, em todos os níveis, consolidem economias circulares. A meta é abordar a redução e a gestão de recursos e investir em programas modernos de gestão de resíduos apoiados na reutilização, reprodução, recuperação e prevenção da produção de resíduos.

Já para a comunidade global, a sugestão é que siga em união e atuando para que seja alcançado um tratado juridicamente vinculativo pelo fim da poluição plástica.

Pela data, as Nações Unidas incentivam os Estados-membros, organizações do Sistema das Nações Unidas e partes interessadas a promover uma boa gestão de resíduos, minimizar e prevenir a produção de desperdício.

♦ Receba atualizações diretamente no seu email - Assine aqui a newsletter da ONU News

♦ Baixe o aplicativo/aplicação para - iOS ou Android

♦ Siga-nos no Twitter ! Assista aos vídeos no Youtube e ouça a rádio no Soundcloud

Comentários para "Nações Unidas ressaltam importância de boa gestão no Dia do Resíduo Zero":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório