Instituto Internacional Arayara dá suporte a defensores ameaçados.
Agência Brasil - 11/09/2025 10:36:18 | Foto: © FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
O Instituto Internacional Arayara irá expandir o apoio que dá a ativistas ambientais por meio do programa Defensores dos Defensores. As atividades, que já foram apresentadas em Brasília e em São Paulo, chegam nesta quinta-feira (11) a Salvador. Por meio dele, defensores dos direitos humanos e do meio ambiente que estejam sofrendo ameaças recebem gratuitamente auxílio psicológico, financeiro, jurídico e humanitário.
O programa é voltado para pessoas que atuam na linha de frente contra impactos negativos gerados por projetos de energia, como hidrelétricas, parques eólicos, linhas de transmissão, até a exploração de petróleo, gás e carvão, nos próprios territórios e que estejam sofrendo ameaças. Segundo a organização, o programa tem cinco eixos centrais: treinamento, estruturação, defesa, parcerias e pesquisa.
“O programa Defensores dos Defensores nasce para oferecer o suporte necessário para que os ativistas possam continuar lutando por seus direitos, territórios, famílias e vidas. Queremos que o programa transforme a realidade e garanta a proteção daqueles que lutam por um futuro mais justo e ambientalmente responsável. Com o projeto, buscamos garantir segurança física, jurídica e humanitária de ambientalistas e líderes comunitários que enfrentam situações de vulnerabilidade e riscos em sua atuação”, diz o diretor-técnico da Arayara, Juliano Bueno.
De acordo com Bueno, a intenção é chegar a todos os municípios brasileiros. “Temos casos concretos de vítimas ameaçadas e perseguições sob a proteção do projeto da Arayara, que agora está chegando à Bahia. Nossa intenção é estar presente em mais de 5 mil cidades brasileiras. Não se trata apenas de reconhecer a dedicação dessas pessoas, mas de garantir que elas possam seguir atuando em defesa de todos nós”, defende.
Segundo pesquisa realizada pela ONG Global Witness, o Brasil é o segundo país mais letal para ambientalistas em todo o mundo. Em 2022, em todo o mundo, pelo menos 177 ativistas ambientais foram mortos em decorrência de sua atuação. Apenas no Brasil, ocorreram 34 desses assassinatos. O Brasil ficou atrás apenas da Colômbia, com 60 assassinatos.
A apresentação do Programa Defensores dos Defensores e Formação em Proteção territorial e Auto Proteção será na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), às 9h, com acesso gratuito e transmissão pela internet.
A Arayara é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos formada por cientistas, gestores urbanos, engenheiros, urbanistas e ambientalistas. Além do Brasil, a organização atua em Portugal, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Marrocos, Alemanha, Japão, Colômbia, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Canadá e África do Sul.
Relacionadas
Com COP30 no Brasil, vigília religiosa pede conscientização ambiental
Crise climática ameaça cultivo de alface em campo aberto, diz Embrapa
Pesquisa mede impacto de mudanças do clima e desmatamento na Amazônia
Edição:
Vinicius Lisboa
Ambientalista Bahia instituto internacional arayara Salvador Assembleia Legislativa da Bahia
Comentários para "Programa de apoio a ambientalistas chega à Bahia nesta semana ":