Por Patrícia Ferraz - O Estado De S. Paulo - 22/02/2021 - 14:58:22
Nhoque de frigideira é um clássico, geralmente feito com manteiga e sálvia. É um jeito de deixar a massa mais leve e bem adaptada para o verão. O argentino Francis Mallmann fez uma versão divina do prato, que está no seu Terra de Fogos - minha cozinha irreverente (V&R, 2012) . Em vez de frigideira, ele usa a chapa, mas testei na frigideira e ficou perfeito. Ele faz o gnocchi recheado com mascarpone e cream-cheese, mas eu confesso que costumo fazer com nhoque sem recheio, comprado pronto, de uma rotisseria.
Além de dar menos trabalho, o nhoque pronto é mais firme e se presta melhor à receita. O único segredo do preparo é não mexer a massa na panela – seja paciente e deixe fritar até formar aquela crostinha crocante…
1 Derreta os 100g de manteiga em uma frigideira pequena, acrescente a sálvia, tempere com sal e pimenta e as raspas da casca do limão siciliano. Tire do fogo e reserve.
2 Aqueça o azeite e frite as alcaparras já lavadas e escorridas, até que se abram, como uma flor. Deixe escorrer em papel toalha e reserve.
3 Distribua a rúcula (já lavada e seca) em quatro pratos de servir.
4 Derreta as duas colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira grande. Reserve.
5 Cozinhe os nhoques em água fervente com sal, escorra e ponha na frigideira com a manteiga derretida. Espalhe os nhoques pela frigideira e deixe dourar, sem mexer, até formar uma crostinha delicada.
6 Aqueça a manteiga de sálvia, despeje sobre os nhoques. Desligue o fogo, transfira os gnocchi com a ajuda de uma escumadeira para os quatro pratos com a rúcula - deixe a crosta à vista.
7 Distribua as lascas de queijo e de presunto sobre os nhoques, salpique as alcaparras fritas. Sirva quente.
Comentários para "Nhoque de frigideira com rúcula, presunto cru e alcaparra":