Habitantes dos dois países poderão viajar de um para o outro sem restrições a partir de 19 abril. Medida é um passo para o retorno do turismo internacional. Ambas as nações são exemplo no combate à pandemia.
Dw - Deutsche Welle - 07/04/2021 09:27:39 | Foto: Reprodução
A Nova Zelândia anunciou nesta terça-feira (06/04) que abrirá uma "bolha de viagem" com a Austrália, o que permitirá aos habitantes desses dois países viajarem entre eles sem precisarem se submeter a uma quarentena obrigatória devido à covid-19. A medida entrará em vigor em 19 de abril.
A Austrália já permite a entrada de turistas neozelandeses sem a exigência de uma quarentena obrigatória desde outubro, mas a Nova Zelândia ainda exige essa medida dos australianos devido a preocupações com pequenos surtos da doença registrados no país vizinho.
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou que australianos também não precisarão mais de teste negativo de covid-19 para entrar no país. A premiê descreveu o acordo assinado – um dos primeiros do gênero em meio à pandemia – como "um novo capítulo" na resposta à covid-19.
"A bolha dará um impulso na nossa recuperação econômica e representa um acordo líder na reabertura de viagens internacionais enquanto continua a busca por uma estratégia de eliminação do vírus", afirmou Ardern.
Ao anunciar a medida, Ardern disse, porém, que em caso de potenciais surtos, a bolha será novamente suspensa. A premiê destacou ainda que autoridades de saúde atualmente consideram baixo o risco de transmissão do coronavírus na Austrália e que viajar para lá agora é seguro.
"Os viajantes necessitam ter um plano para a possibilidade da viagem ser interrompida no caso de um surto", acrescentou a premiê. Ardern anunciou que voos entre determinadas regiões podem ser suspensos em caso de surto e ressaltou que os viajantes devem usar máscara de proteção no avião.
A primeira-ministra também disse que o governo neozelandês não prestará apoio a cidadãos do país que ficarem detidos na Austrália devido a cancelamentos de voos.
A quarentena obrigatória de duas semanas em hotéis ou centros habilitados para esse isolamento será mantida para viajantes de outras nações, tanto na Austrália como na Nova Zelândia.
A Austrália e a Nova Zelândia são considerados exemplos no combate à covid-19. Ambos os países tomaram medidas rápidas, que incluem o fechamento das fronteiras e um confinamento preventivo obrigatório, e conseguiram erradicar o coronavírus. Apenas alguns pequenos surtos foram registrados devido a viajantes que violaram a quarentena.
A Austrália registrou até agora quase 30 mil infectados e 909 mortos. Já a Nova Zelândia acumulou pouco mais de 2 mil casos e 26 óbitos.
cn/as (Reuters, AP, Lusa)
Comentários para "Nova Zelândia e Austrália liberam viagens entre si sem quarentena":