Documentário Apocalipse nos Trópicos e curta Amarela também disputam
Alana Gandra - Repórter Da Agência Brasil - 16/12/2025 20:09:51 | Foto: © VICTOR JUCÁ/DIVULGAÇÃO
Três filmes brasileiros avançaram mais uma etapa na seleção para serem indicados ao Oscar 2026: O Agente Secreto , de Kleber Mendonça Filho, está entre os concorrentes a Melhor Filme Internacional; Apocalipse nos Trópicos , de Petra Costa, foi incluído entre os 15 selecionados para Melhor Documentário de Longa-Metragem; e Amarela , de André Hayato Saito, permanece na categoria de Curta-Metragem em Live Action. 
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (16) as listas de finalistas em 12 categorias para a 98ª edição do Oscar, cuja cerimônia de premiação será exibida no dia 15 de março de 2026.
Brasileiros concorrem ainda ainda na categoria de Melhor Direção de Elenco ( Casting ), com Kleber Mendonça Filho, por seu trabalho em O Agente Secreto , e em Cinematografia, com Adolpho Veloso, diretor de fotografia que está em Train Dreams ( Sonhos de Trem ).
Foram divulgadas nesta terça-feira listas de finalistas em 12 categorias:
![]()
Wagner Moura e Kleber Mendonça nas filmagens do filme O Agente Secreto . Foto: Victor Jucá/Divulgação
No caso da categoria de Melhor Filme Internacional, em que concorre O Agente Secreto ,15 candidatos avançaram para a próxima rodada, selecionados a partir de filmes de 86 países ou regiões elegíveis na categoria.
Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votarão, no período de 12 a 16 de janeiro de 2026, para determinar os indicados oficiais ao Oscar. Nessa rodada, eles deverão assistir a todos os 15 filmes pré-selecionados.
A lista completa dos nomeados para a 98ª edição do Oscar será divulgada em 22 de janeiro.
O filme O Agente Secreto foi lançado no Brasil no dia 6 de novembro passado. Ele narra a história de Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas que se muda de São Paulo para Recife em 1977, na tentativa de escapar dos agentes do governo.
O personagem chega à capital pernambucana e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos. A película tem como ator principal Wagner Moura.
Relacionadas
Texto de regulamentação dos streamings preocupa cinema independente
O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro
Diretor de O Agente Secreto quer que filme seja descoberto por jovens
Edição:
Vinicius Lisboa
Oscar cinema Estados Unidos O Agente Secreto Kleber Mendonça Filho Apocalipse nos Trópicos Petra Costa
Comentários para "O Agente Secreto e mais filmes brasileiros avançam rumo ao Oscar ":