Segundo OMS, prevenção e tratamento são prioritários contra câncer do colo do útero

Doença causada por infeções persistentes pelo vírus do papiloma humano, HPV, vitima centenas de milhares de mulheres no mundo; OMS diz que questão pode ser eliminada com abordagens eficazes

Segundo OMS, prevenção e tratamento são prioritários contra câncer do colo do útero
Segundo OMS, prevenção e tratamento são prioritários contra câncer do colo do útero

Agência Onu News - 22/01/2026 15:21:31 | Foto: Agência Onu News

O câncer de colo do útero está associado, em quase todos os casos, à infeção por tipos de alto risco do vírus do papiloma humano, HPV.

Embora extremamente comum, e muitas infeções desapareçam sem sintomas, a persistência do HPV pode levar ao desenvolvimento da doença.

Dimensão global da doença
Este é o quarto tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

Em 2022, estima-se que 660 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com a doença em todo o mundo, e aproximadamente 350 mil morreram devido a complicações associadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, cerca de 99% das notificações estão ligadas a infeções por HPV de alto risco, transmitidas sexualmente, na maior parte dos casos.

A maioria das infeções não causa sintomas, mas a doença persistente pode provocar alterações celulares que evoluem para o câncer.

Prevenção, diagnóstico e cuidados
Para a OMS, a maioria dos casos pode ser evitada através de estratégias de prevenção primária e secundária.

A vacinação contra o HPV e o rastreio regular, com tratamento de lesões pré-cancerosas, são medidas fundamentais para reduzir a incidência da doença.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo do útero é uma das formas mais tratáveis com sucesso.

Mesmo nos casos diagnosticados em fases mais avançadas, a doença pode ser controlada com tratamento adequado e cuidados paliativos.

O acesso atempado a serviços de saúde é considerado essencial para melhorar os resultados clínicos.

Estratégia global de eliminação
Em maio de 2018, o diretor-geral da OMS lançou um apelo global para a eliminação deste tipo de câncer, destacando a existência de ferramentas técnicas, médicas e políticas para alcançar esse objetivo.

Em janeiro de 2019, foi solicitado o desenvolvimento de uma estratégia global com metas claras para o período de 2020 a 2030.

A Estratégia Global para a Eliminação do Câncer do Colo do Útero como Problema de Saúde Pública foi elaborada em consulta com os Estados-Membros e parceiros das Nações Unidas, definindo objetivos e metas para colocar o mundo no caminho da eliminação da doença.

Comentários para "Segundo OMS, prevenção e tratamento são prioritários contra câncer do colo do útero":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório