Órgão ambiental ameaça descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal sobre ampliação de aterro

Após autorizar ampliação, Inema sinaliza mudança em posicionamento e pode negar etapa necessária para expansão

Órgão ambiental ameaça descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal sobre ampliação de aterro
Órgão ambiental ameaça descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal sobre ampliação de aterro

Por Matheus Leitão - Revista Veja - 14/12/2025 10:41:55 | Foto: Battre/Divulgação

A destinação do lixo de Salvador se tornou alvo de impasse entre a prefeitura e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia ( Inema ), órgão responsável pela execução da Política Ambiental do Estado. O motivo é o pedido de ampliação do Aterro Metropolitano Centro, que recebe diariamente cerca de 3 mil toneladas de resíduos de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

A ampliação da unidade, que compreende a instalação de duas novas etapas, já foi autorizada pelo órgão ambiental em 2023. Segundo a Battre, empresa responsável pela gestão do aterro, há uma autorização pendente, referente à supressão vegetal da nova área, necessária para garantir a expansão. Em nota, a Battre informou que a compensação ambiental necessária pela supressão já foi integralmente cumprida, inclusive, validada pelo Inema.

Contudo, de acordo com fontes próximas ao Inema, o órgão deve negar o pedido de supressão vegetal, o que, na prática, inviabilizaria a ampliação do aterro. O argumento é que parte do local é classificado como área de preservação permanente (APP). Segundo especialistas ouvidos pela coluna, a medida contraria uma decisão do Supremo Tribunal Federal ( STF ), de outubro do ano passado, que decidiu que aterros sanitários podem ser ampliados em APPs, observando as exigências legais.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Órgão ambiental ameaça descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal sobre ampliação de aterro":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório