×
ContextoExato
Responsive image

Os 10 melhores lugares do mundo para se aposentar em 2020

Os 10 melhores lugares do mundo para se aposentar em 2020Foto: Pexels

Portugal foi escolhido o melhor lugar do mundo para aposentados expatriados em 2020

Por Equipe Infomoney - 04/01/2020 - 11:40:00

Aproveitar a vida de forma tranquila após longos anos de trabalho é um dos principais desejos da maioria das pessoas que se aposentam.

Viver bem, porém, pode estar além das fronteiras e exigir outros tipos de esforços para realização do sonho como: coragem e disposição de encarar um novo país.

Há 41 anos, anualmente, a revista International Living publica o Índice Anual de Aposentadoria Global com informações que revelam os melhores lugares para as pessoas aproveitarem melhor as suas aposentadorias.

Com base em dados que avaliam qualidade de vida, saúde, infraestrutura, visto, entretenimento e benefícios para os aposentados, a pesquisa também utiliza da experiência empírica dos seus correspondentes para construir o melhor resultado possível.

“Levamos o bom senso de nossa equipe à questão: para onde devo ir? E compartilhamos com você suas recomendações. Não apenas dizemos qual é a situação do destino – ajudamos você a descobrir o que isso significa para você”, explica o editoral do Índice.

Confira os 10 paraísos da aposentadoria em 2020

10. Vietnã

Situado no meio do sudeste da Ásia, o Vietnã passa por um desenvolvimento econômico e social acima da média mundial. Tal condição, conforme o índice, está levando ao país assistência médica de alta qualidade, boas estradas e tecnologias que facilitam o dia-a-dia.

Nas áreas urbanas, o moderno e tradicional dividem espaço evidenciando o progresso alcançando um lugar que era um dos países mais pobres do mundo há menos de 30 anos.

O custo de vida excepcionalmente baixo é o melhor atrativo do Vietnã. Mesmo nas cidades mais caras e turísticas, como a Ho Chi Minh e a capital Hanói, duas pessoas podem viver bem por menos de US$ 1.500 por mês, aponta a International Living .

Problemas com a língua e a cultura não ocidental também não devem ser uma barreira para quem optar por morar no Vietnã. O inglês é amplamente falado e a população local é considerada excepcionalmente amigável e acolhedora.

9. França

“Se uma boa saúde, um estilo de vida descontraído e todos os confortos modernos que você desfruta em casa estão entre suas principais prioridades, a França deve estar no seu radar”, afirma o estudo.

Um dos maiores destinos turísticos do mundo, a França pode ser mais acessível do que se imagina. Fora de grandes cidades como Paris e Lyon, o aluguel é mais em conta, assim como o pagamento da hipoteca.

O índice estima que um casal pode morar em algumas regiões do país por US $ 2.083 a US $ 2.483 por mês – e isso inclui aluguel e assistência médica.

O sistema de saúde francês, inclusive, é um dos grandes destaques do país. Mesmo sem a cobertura universal, que é garantida a todos os residentes (expatriados e outros) após três meses, os preços dos serviços de saúde são muito inferiores aos dos EUA.

Como são fixados pelo estado, uma visita padrão ao médico custa US $ 28 e um especialista a visita custará US $ 56. Após a cobertura da assistência médica, 70% desse custo é reembolsado. Essa liberdade e flexibilidade do sistema médico melhoraram a qualidade de vida e saúde geral para os aposentados.

8. Espanha

Com um dos custos mais baixos de vida na Europa Ocidental, um casal pode viver confortavelmente em muitas partes do país por cerca de US $ 2.500 por mês.

Além das belezas paradisíacas de seu litoral, o grande trunfo da Espanha é a sua produção alimentar que barateia o custo de vários itens da lista de compra mensal. Em algumas estações do ano, frutas e verduras chegam a custa 60 centavos de dólar por libra-peso.

Muitas frutas e legumes que são itens relativamente caros na América – alcachofras, cherimólia e pêssegos, por exemplo – são cultivadas na Espanha.

Seguir os hábitos alimentares espanhois também manterá os custos baixos. O almoço é a grande refeição do dia, e o especial do almoço é uma ótima pechincha. Por algo entre US $ 11 e US $ 20, você terá de dois a três pratos, além de uma bebida (que geralmente pode ser cerveja ou vinho).

Viajar de trem na Espanha é rápido, confortável e eficiente para cidades grandes e médias. O sistema de ônibus vai a qualquer lugar barato. Os sites de compartilhamento de viagens são alternativas populares para viagens baratas. Escapadelas de fim de semana para visitar amigos ou explorar novos destinos são acessíveis e práticas.

Em termos de assistência médica, a Organização Mundial de Saúde classifica a Espanha como tendo um dos melhores sistemas de assistência médica do mundo. O sistema público é amplamente utilizado, mas os serviços de saúde privados e acessíveis.

7. Malásia

Praias idílicas, ilhas que seduzem os sentidos e algumas das florestas tropicais mais primitivas do sudeste da Ásia – essa é a Malásia. E essas são apenas algumas razões pelas quais valem a pena se mudar para lá.

Comentários para "Os 10 melhores lugares do mundo para se aposentar em 2020":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório