O tema deve ser discutido em audiência pública na comissão especial nesta semana
Por Carolina Cruz-destak - 22/05/2019 11:19:14 | Foto: Carolina Cruz-Destak
A Federação Nacional dos Policias Rodoviários Federais (FENAPRF), representantes das guardas municipais e policiais civis realizam manifestação nesta terça-feira (21), por mudanças no texto da reforma da Previdência. A categoria se concentra em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e pede alterações para atender às características específicas da profissão.
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul, Maicon Nachtigall, é preciso melhorar proposta.
"Estamos na luta por um tratamento na reforma da Previdência digno e compatível com a atividade policial. Pois os policiais estão submetidos a atividade de risco, que a maioria dos trabalhadores brasileiros não estão", afirmou.
Mais sobre o tema
Governo fecha acordo com Congresso e abandona ideia de recriar ministérios
Relator da reforma espera apresentar parecer até 15 de junho
STF adia decisão sobre denúncia contra parlamentares do PP
Além do risco na atividade, está entre as especificidades citadas pela categoria a menor expectativa de vida dos policiais, segundo as associações. Para Nachtigall, falta diálogo na construção do texto.
"O diálogo está muito pouco, por isso estamos aqui. Foi necessário reunir policiais de todo o Brasil para virem a Brasília para sensibilizar o Congresso Nacional sobre o tema", disse.
PEC
Os policias estão inseridos na regra de idade mínima, que para eles seria de 55 anos, uma condição que não existe atualmente. Já a previsão para outras profissões a idade é de 62 anos para mulheres e 65 para homens.
Na quinta-feira (23) haverá uma audiência pública específica para debater os pontos da reforma da previdência para tratar dos regimes diferenciados para policiais e professores. Estão previstas as participações do secretário adjunto de Previdência no Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), Gilson Reis.
Comentários para "Policiais realizam manifestação em Brasília por regime diferenciado na Previdência":